Buscar

o que seria tipicidade, ilicitude e culpabilidade

💡 2 Respostas

User badge image

Ariane Barone

A tipicidade se relaciona com a descirção de um fato concreto na norma. É a conformidade do fato praticado pelo agente com a descrição de cada espécie de infração contida na lei penal incriminadora. Assim, para um fato ser considerado típico precisa adequar-se (subsumir-se) a conduta abstratamente descrita na lei penal. Trata-se, pois, de uma decorrência natural do princípio da reserva legal: nullum crimen nulla poena signe praevia lege.

A ilicitude é a contrariedade da conduta com o ordenamento jurídico.

A culpabilidade, como um dos fundamentos indeclináveis da pena, consiste no poder agir (concretamente) de modo diverso, conforme o Direito. E, por outro lado, tendo como enfoque a valoração do objeto, é o juízo de reprovação que recai sobre o agente do fato que podia se motivar consoante à norma e podia agir de modo diverso, mas não age. Entendemos que possui tríplice função: a) é fundamento da pena, b) é limite da pena e c) é fator de graduação da pena. É fundamento da pena, pois se o agente não é culpável deixa de se aplicar a pena.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Para ser caracterizado um crime é preciso de três elementos segundo o conceito analítico de crime, sendo eles: tipicidade, ilicitude e culpabilidade. Faz parte da tipicidade a conduta dolosa ou culposa, dano, nexo causal, resultado naturalístico (nos crimes materiais) e tipicidade material. Faz parte da ilicitude a legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento de dever legal e o exercício regular de um direito. Faz parte da culpabilidade a imputabilidade, a consciência potencial sobre a ilicitude do fato e a exigibilidade de conduta diversa. 

Desse modo, faltando um dos elementos da teoria tripartite (tipicidade, ilicitude e culpabilidade) não haverá crime. 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais