Buscar

quem foi santo Agostinho?

💡 2 Respostas

User badge image

Nirlane Pinheiro

Santo Agostino foi um teólogo e filósofo da igreja católica romana, teve uma carreira promissora como professor
0
Dislike0
User badge image

LR

Santo Agostinho viveu entre 354 e 430 a.C., ocupou-se da tarefa de “construír ou aperfeiçoar a síntese católica” (RUSSELL, 2015: 7), foi um filósofo de extrema importância tanto para a produção de conhecimento teológico, quanto para a constituição do “poder da Igreja”, pois é neste período, nomeadamente medieval, que “A Igreja aproximou as crenças filosóficas das circunstâncias sociais e política de uma forma que nunca se viu nem antes, nem depois” (RUSSELL, 2015: 7).

Agostinho nasce na Argélia, “em Tagaste, uma cidade do Norte da África que hoje se chama Souk Ahras” (MATTHEWS, 2007:18) e aprofunda seus estudos “em Cartago, que fi ca ao norte da moderna Tunis, capital da Tunísia” (MATTHEWS, 2007: 18). Apesar da temporada de “um ano em Roma (383-4) e cerca de mais seis anos na Itália, sobretudo em Milão, passou toda a sua existência no Norte de África” (MATTHEWS, 2007: 18). O último período de sua vida passa como bispo de Hipona, onde adoece e morre.

Sua grande obra leva o nome de A Cidade de Deus e trata do saque dos godos à Roma em 410, que “os pagãos naturalmente atribuíram ao abandono dos deuses antigos” (RUSSELL, 2007: 72).

Comentários de Russell a respeito da obra A Cidade de Deus:

“Quando, em 410, Roma foi saqueada pelos godos, os pagãos naturalmente atribuíram o desastra ao abandono dos deuses antigos. Enquanto Júpiter foi cultuado, diziam, Roma continuou poderosa; agora que os imperadores lhe deram as costas, ele não mais protege seus romanos. Esse raciocínio exigia uma resposta, e A Cidade de Deus, escrita gradualmente entre 412 e 427, foi a resposta de santo Agostinho. No entanto, à mediada que ia sendo desenvolvida, a obra alçou voos maiores e delineou um esquema cristão completo da história – passado, presente e futuro. O livro exerceu influência incomensurável ao longo de toda a Idade Média, em especial nos conflitos da Igreja com os príncipes seculares.” (RUSSELL, 2007: 72).

(sobre a obra)“Contém muitas coisas que nos dias de hoje quase ninguém aceitaria, e sua tese central foi bastante obscurecida pelas excrescências de seu tempo. A ampla concepção, porém de um contraste entre a Cidade deste mundo e a Cidade de Deus continuou a inspirar muitos, e mesmo hoje pode ser rearticulada em termos não teológicos.” (RUSSELL, 2007: 72-73).

(sobre a importância da obra) “Influente foi sua separação entre Igreja e Estado, segundo a qual, claro fica, o Estado só poderia ser parte da Cidade de Deus case se submetesse à Igreja em todas as questões religiosas. Essa tem sido a doutrina da Igreja desde então. Ao longo de todo o medievo, do gradual crescimento do poder papal e do conflito entre papa e imperador, santo Agostinho forneceu à Igreja Ocidental a justificativa teórica de seu regime. Nos tempos lendários dos juízes e no período histórico que sucedeu o retorno do cativeiro babilônico, o Estado judaico fora teocrático; o Estado cristão deveria seguir o mesmo caminho. A fraqueza dos imperadores e da maioria dos monarcas do Ocidente medieval permitiu que a Igreja realizasse, em grande medida, o ideal da Cidade de Deus. No oriente, onde o imperador era forte, esse desdobramento jamais teve lugar, e a Igreja permaneceu muito mais sujeita ao Estado do que no Ocidente.” (RUSSELL, 2007: 80).

“Pouco há, em A Cidade de Deus, que seja fundamentalmente original. Sua escatologia tem origem judaica e adentrou o cristianismo mediante, sobretudo, o Livro do Apocalipse. A doutrina da predestinação e da eleição é paulatina, ainda que santo Agostinho lhe tenha dado desenvolvimento mais completo e lógico do que aquele que encontramos nas Epístolas. A distinção entre história sagrada e história profana é articulada com clareza no antigo Testamento. O que fez santo Agostinho foi unir todos esses elementos e relacioná-los à história de seu tempo, fazendo-o de tal modo que a queda do Império Ocidental, bem como o período de confusão subsequente, pudesse ser assimilada pelos cristãos sem que a fé fosse colocada à prova de maneira desnecessária e rigorosa.” (RUSSELL, 2007: 81).

“O modelo judaico de história – composto de passado e futuro – exerce poderoso encanto sobre os oprimidos e desafortunados de todas as épocas. Santo Agostinho adaptou esse modelo ao cristianismo; Marx, ao socialismo. Para compreendermos Marx psicologicamente, devemos utilizar o seguinte dicionário:” (RUSSELL, 2007: 81).

- “Javé = materialismo dialético” (RUSSELL, 2007: 81).

- “Messias – Marx” (RUSSELL, 2007: 81).

- “Eleitos = proletariado” (RUSSELL, 2007: 81).

- “Igreja = Partido Comunista” (RUSSELL, 2007: 81).

- “Segunda Vinda = Revolução” (RUSSELL, 2007: 81).

- “Inferno = punição dos capitalistas” (RUSSELL, 2007: 81).

- “Milênio = a nação comunista” (RUSSELL, 2007: 81).

“Os termos à esquerda dão substância emocional aos termos da direita, e é essa substância emocional, com a qual estão familiarizados todos os que receberam educação cristã ou judaica, que torna a escatologia de Marx crível. Um dicionário semelhante poderia ser redigido para os nazistas, mas suas concepções são mais vetorotestamentárias e menos cristãs do que aquelas de Marx, ao passo que seu Messias é mais semelhante aos Macabeus do que a Cristo.” (RUSSELL, 2007: 81-82).

Referências bibliográficas:

RUSSEL, Bertrand. História da Filosofia Ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

MATTHEWS, Gereth B. Santo Agostinho: a vida e as ideias de um filósofo adiante de seu tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais