Como é constituído um hemidesmosso? Qual a sua função?
5 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Para tanto, a membrana plasmática dispõe de junções intercelulares em que os hemidesmossomos fazem parte. Estruturalmente, os hemidesmossomos podem ser vistos como a metade de um desmossomo, que são discos onde existe uma placa de ancoragem formada por proteínas do tipo caderina, porém com uma placa de ancoragem com proteínas do tipo integrina. A função do hemidesmossomo é realizar a ligação da célula à lâmina basal, que é a estrutura que separa o tecido epitelial do conjuntivo.
Portanto, um hemidesmossomo consiste da metade de um desmossomo cuja placa de ancoragem é formado por proteínas integrinas. Sua função é realizar a coesão entre a célula e a lâmina basal.
Lilian Regina
Há mais de um mês
É composto por metade de um desmossomo e sua função é manter as células unidas, porém se liga apenas a uma lamina basal
Felipe Moraes
Há mais de um mês
Segundo o livro Histologia e Biologia celular, os hemidesmossomos são estruturas assimétricas que ancoram o domínio basal de uma célula epitelial à lâmina basal subjacente.
Os hemidesmossomos têm uma organização diferente comparada ao desmossomo ou mácula de adesão. Um hemidesmossomo é constituído pelas seguintes porções:
1. Um disco citoplasmático interno associado a filamentos intermediários de citoqueratinas (também chamados de tonofilamentos);
2. Uma placa membranar externa que liga o hemidesmossomo à lâmina basal através de filamentos de ancoragem (compostos de laminina 5) e da integrina alfa-6-beta-4.
Polyane Ferreira
Há mais de um mês
Hemidesmossomo é o resultado da divisão em dois do desmossomo, com cada parte pertencendo a uma célula filha presente na membrana basal. Os hemidesmossomos ou meio-desmossomos são semelhante ao desmossomo, porém ligam a membrana plasmática de uma célula à lâmina basal adjacente, por meio de filamentos de queratina que estão ligados à proteína de ancoramento plectina. Do mesmo modo que os contatos focais, os hemidesmossomos possuem integrinas. Estas proteínas se encontram agrupadas e seus domínios citosólicos se unem a filamentos intermediários de queratina (e não a filamentos tensores de actina). Os seus extracitosólicos, no entanto, se conectam a fibrilas de colágeno do tipo IV, existentes somente na lâmina basal. Está última conexão é mediada pela laminina. Além disso, nos hemidesmossomos, entre as integrinas e os filamentos de queratina, interpõe-se uma placa discoidal de 12 a 15 nm de espessura que contém uma proteína ligante chamada BP230, similar às desmoplaquinas do desmossomo.