Buscar

Como é constituído um hemidesmosso? Qual a sua função?

💡 5 Respostas

User badge image

Lilian Regina

É composto por metade de um desmossomo e sua função é manter as células unidas, porém se liga apenas a uma lamina basal

1
Dislike0
User badge image

Polyane Ferreira

 Hemidesmossomo é o resultado da divisão em dois do desmossomo, com cada parte pertencendo a uma célula filha presente na membrana basal. Os hemidesmossomos ou meio-desmossomos são semelhante ao desmossomo, porém ligam a membrana plasmática de uma célula à lâmina basal adjacente, por meio de filamentos de queratina que estão ligados à proteína de ancoramento plectina. Do mesmo modo que os contatos focais, os hemidesmossomos possuem integrinas. Estas proteínas se encontram agrupadas e seus domínios citosólicos se unem a filamentos intermediários de queratina (e não a filamentos tensores de actina). Os seus extracitosólicos, no entanto, se conectam a fibrilas de colágeno do tipo IV, existentes somente na lâmina basal. Está última conexão é mediada pela laminina. Além disso, nos hemidesmossomos, entre as integrinas e os filamentos de queratina, interpõe-se uma placa discoidal de 12 a 15 nm de espessura que contém uma proteína ligante chamada BP230, similar às desmoplaquinas do desmossomo.

0
Dislike0
User badge image

Felipe Moraes

Segundo o livro Histologia e Biologia celular, os hemidesmossomos são estruturas assimétricas que ancoram o domínio basal de uma célula epitelial à lâmina basal subjacente.

Os hemidesmossomos têm uma organização diferente comparada ao desmossomo ou mácula de adesão. Um hemidesmossomo é constituí­do pelas seguintes porções:

1. Um disco citoplasmático interno associado a filamentos intermediários de citoqueratinas (também chamados de tonofilamentos);

2. Uma placa membranar externa que liga o hemidesmossomo à lâmina basal através de filamentos de ancoragem (compostos de laminina 5) e da integrina alfa-6-beta-4.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais