Buscar

João intentou ação de manutenção de posse , quando deveria ter intentado ação de reintegração de posse. Quais os efeitos práticos disso?

💡 3 Respostas

User badge image

Gisele Pacheco

NÃO TERÁ PROBLEMA ALGUM, PORQUE UMA SUBSTITUI A OUTRA. ESSAS AÇÕES POSSESSORIAS SÃO FUNGIVEIS ENTRE SI. a fungibilidade das ações possessórias SERVEM para que o juiz possa julgar uma pela outra sem necessidade de o autor ter que emendar a inicial e que a sentença prolatada pelo magistrado não venha a ser tida como extra petita.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Teremos a aplicação do princípio da fungibilidade.

Ação possesória é um gênero que comporta três espécies típicas: interdito proibitório (quando se busca evitar ofensa ao direito de posse, mediante fundado receio), manutenção da posse (quando há turbação da posse) e reintegração da posse (no caso em que já houve esbulho da posse).

Pelo princípio da fungibilidade, é possível que a propositura de um ação possessória de forma equivocada seja admitida pelo juízo como outra ação, independentemente do nome que tenha sido atribuída à petição inicial (e.g. ajuizada ação de manutenção da posse quando há mero receio de que o direito de posse venha a ser recebido, o juízo poderá receber a ação como interdito proibitório).

O mesmo princípio admite que determinada ação proposta prossiga com tipologia diversa, em caso de evolução da ofensa ao direito de posse, sem ncessidade de propositura de nova ação. Assim, exemplificando, ajuizada corretamente ação de manutenção de posse, quando havia turbação, esta prosseguirá como ação de reintegração de posse, caso a turbação se torne esbulho, sem necessidade de extinção do processo com ajuizamento de outro diverso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais