Buscar

A interpretação literal da lei é uma atitude positivista?

A interpretação literal da lei é uma atitude positivista?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabryel Nunes

O positivismo é exatamente isso: interpretar a lei literalmente. Fazendo uma relação de palavras, a atitude positivista vem daquele que segue a doutrina do positivismo que, por sua vez, baseia-se no direito positivado. Interpretar a lei in verbis não pode ser outra coisa senão uma atitude positivista.

2
Dislike0
User badge image

Márcio Oliveira

Meu caro Gabryel, obrigado pela sua participação. Nem sempre a interpretação literal do texto da lei representa uma postura positivista. Para compreender a minha afirmação, peço licença para tecer alguns breves comentários sobre o positivismo. Apesar de seu surgimento ainda não ser definido historicamente, o positivismo jurídico teve como palco mais expressivo o início do século XX, quando Kelsen, na sua obra Teoria Pura do Direito, tentou desvincular o direito da moral para tornar, o Direito, uma ciência. Para tanto, Kelsen necessitava justificar a existência da norma jurídica em si mesma e utilizou a autoridade estatal para conferir legitimidade à norma. Assim, a norma escrita tinha validade. Vale lembrar que, segundo Kelsen, a lei era a moldura de um quadro e o juiz, ao analisar os fatos colocados em juízo, deveria tentar enquadra-los na moldura. Para Kelsen, o juiz era a boca da Lei, não desenvolvia o raciocínio apurado nem criativo, apenas aplicava o direito posto. Assim, surgiu a pré-compreensão de que a interpretação literal da norma era uma atitude positivista. Com a evolução do Direito e da sociedade, identificou-se que a lei não conseguia ser estanque, não conseguia regular todos os fatos sociais. Algumas normas, pelo seu raquítico conteúdo, não conseguiam encontrar o fundamento de validade na norma anterior e superior hierarquicamente, aparecendo as "brechas". Em busca de uma melhor aplicação da teoria positivista, ganharam espaço e aplicação outros métodos de interpretação. Desta forma, a interpretação literal, sem dúvida, é uma atitude positivista, mas não é a única. Obrigado pela atenção e abraço!   

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais