Buscar

Como se transfere um cheque com cláusula "sem garantia"?

💡 1 Resposta

User badge image

Luan Bezerra Soares

Endosso sem garantia é uma exceção, pois esta cláusula permite que se realize o endosso próprio, entretanto ela afasta a garantia do pagamento. No endosso com cláusula sem garantia há a transferência de um direito autônomo, um direito limpo, e, portanto, incide o principio da autonomia e abstração. A cláusula sem garantia apenas suprime o efeito da garantia do pagamento. O endosso com cláusula sem garantia é um endosso próprio em que o endossante que insere esta cláusula não garantirá o pagamento à ninguém.

Nem todos os sujeitos da relação cambiária poderão inserir a cláusula sem garantia. O Sacador da LC ou o constituidor de outros TC não podem inserir a cláusula sem garantia, assim como o avalista também não pode inserir a cláusula sem garantia, pois caso estes sujeitos insiram esta cláusula o TC poderá ficar sem devedor. Por exemplo, o Sacador ao constituir a LC não poderá inserir a cláusula sem garantia pq ele garante o pagamento caso o Sacado não aceite. Na duplicata, segundo grande parcela da doutrina, não pode sequer o próprio endossante inserir esta cláusula, face ao art. 18, §2 da lei 5474/68.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais