Buscar

como faço Embargos de Terceiro? Tem que pagar custas?

💡 2 Respostas

User badge image

André Zanella André

Olá Adriana, 

Pois bem ,  quando temos embargos de terceiros, tem-se o recolhimento das custas processuais. Porem, caso a part afirmar que não tem condições de pagas as custas do processso sem causar-lhe prejuizo ou a sua familia, você poderá pedir o beneficio da justiça gratuita, neste caso o Juiz irá concede-la, caso não conceda, caberá agravo de instrumento.

Se o embargante vencer a ação, as custas e honorarios advocaticios seão suportadas elo embargado (sucumbente).

 

Vamos ao modelinho:

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4 ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANÁPOLIS – GO

Distribuição por dependência aos autos da Ação de Execução de Título Extrajudicial nº 6002/2011

JOÃO AUGUSTO, brasileiro, solteiro, professor, RG nº..., CPF nº..., residente e domiciliado na Rua Central, 123, Bairro Funcionários, Aparecida de Goiânia/GO, vem à presença de V. Exa., por intermédio de seu procurador infra-assinado, procuração em anexo, interpor, com amparo nos arts. 2821.046 e 1.049, todos do Código de Processo Civil, os presente

EMBARGOS DE TERCEIRO,

em face de CARLOS BATISTA, solteiro, contador, residente à Rua Rio Branco, 600, Anápolis/GO, pelos fatos e fundamentos expostos a seguir:

1. DOS FATOS

O embargante adquiriu de Lúcia Maria, enfermeira, solteira, residente na Avenida dos Buriti, 555, Goiânia/GO, pela quantia de R$100.000,00 (cem mil reais), um imóvel para sua moradia, localizado na cidade de Aparecida de Goiânia/GO, Rua Central, nº 123, Bairro Funcionários.

O Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda, sem cláusula de arrependimento, foi assinado pelas partes em 02/05/2011. O valor ajustado foi saldado por meio de depósito bancário em parcela única.

Entretanto, dez meses após a aquisição do imóvel onde passou a residir, ao fazer o levantamento de certidões necessárias à lavratura da Escritura Pública de Compra e Venda e respectivo registro, o embargante toma conhecimento da existência de uma penhora sobre o imóvel, determinada por este Juízo, nos auto da execução supracitados, ajuizada pelo embargado, já qualificado, em face de Lúcia Maria, também qualificada, visando receber valor representado por cheque emitido e vencido quatro meses após a venda do imóvel.

A determinação de penhora do imóvel ocorreu em razão de expresso requerimento formulado na inicial da Execução pelo embargado, tendo o credor desprezado a existência de outros imóveis livres e desimpedidos de titularidade de Lúcia Maria, cidadã de posses na cidade onde reside.

2. DO DIREITO

Em razão dos fatos acima narrados, evidencia-se que o embargante está sofrendo lesão grave em seu direito de posse, haja vista que este adquiriu o imóvel através de contrato de compra e venda em época anterior à da existência da aludida dívida, estando, portanto, amparado pela legislação mencionada, em especial o disposto no artigo 1046 do CPC, que preceitua:

Art. 1.046. Quem, não sendo parte no processo, sofrer turbação ou esbulho na posse de seus bens por ato de apreensão judicial, em casos como o de penhora, depósito, arresto, sequestro, alienação judicial, arrecadação, arrolamento, inventário, partilha, poderá requerer lhe sejam manutenidos ou restituídos por meio de embargos.

Igualmente, deve-se considerar o disposto no artigo 1.051 do Código de Processo Civil, com o objetivo de afastar a restrição invasiva imposta sobre o imóvel do embargante:

Art. 1.051. Julgando suficientemente provada a posse, o juiz deferirá liminarmente os embargos e ordenará a expedição de mandado de manutenção ou de restituição em favor do embargante, que só receberá os bens depois de prestar caução de os devolver com seu rendimentos, caso sejam afinal declarados improcedentes.

Reforçando o entendimento, entende o Superior Tribunal de Justiça:

Embargos de terceiro sobre imóvel alienado. Escritura pública de compra e venda não levada a registro. Desde que a penhora tenha recaído sobre bens transferidos à posse de terceiro, admissível são os embargos, independentemente da circunstância de que a escritura pública de compra e venda não tenha ainda sido levada a registro (STJ, REsp. 29.048-3 – PR. Rel. Min. Barros Monteiro, j. Em 14.06.1993).

Na jurisprudência acima, percebe-se que, mesmo não tendo sido registrada a escritura de compra e venda, afasta-se qualquer restrição quando se trata de adquirente de boa-fé.

Há que se observar, também, que Lúcia Maria, conforme mencionado, é proprietária de outros imóveis livres e desimpedidos, os quais fornecem perfeitamente garantia para a dívida que tem para com o credor.

3. DO PEDIDO

Ante o exposto, requer o embargante, a Vossa Excelência:

a) sejam os presentes embargos recebidos, após a distribuição por dependência a esse Juízo, com a suspensão imediata do processo de execução mencionado;

b) a citação do embargado para, no prazo de 10 (dez) dias, contestar a presente;

c) ao final, a procedência da ação, com a condenação do embargado em custas processuais e honorários advocatícios.

Protesta o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial, depoimento pessoal, prova documental, prova pericial e oitiva de testemunhas.

Dá-se à causa o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

Aparecida de Goiânia, 30 de setembro de 2014.

__________________________________

ADVOGADO

OAB/GO 00000

2
Dislike0
User badge image

Adriana Gonçalves

André o valor da causa não seria 100.000? Outra questão que estou com dúvida: o embargado é quem propôs a execução? Desde já, muito obrigada.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais