Buscar

eXISTE DIFERENÇA ENTRE iMPROCEDENCIA LIMINAR DO PEDIDO E iNDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL?

PROCESSO CIVIL II

💡 5 Respostas

User badge image

TAIANE SILVA

improcedente liminar - extinção dp processo com resolução do mérito. indeferimento da petição inicial - extinção do processo sem resolução do mérito.
7
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Ambas ocorrem em juízo de admissibilidade, a ser exercido pelo juízo competente para julgamento do caso concreto.

No indeferimento da petição inicial, contudo, não haverá resolução de mérito, pois a existência de vício que gere o indeferimento (art. 330, do CPC), quando não sanada pela parte, gerará sentença terminativa, conforme determina o art. 485, I, do CPC:

"Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando:

I - indeferir a petição inicial;"

É que o juiz não possuirá informações suficientes para julgar a causa. Essa decisão gera coisa julgada formal e não obsta a propositura de nova ação, desde que corrigido o vício (art. 486, caput e §1º, do CPC):

"Art. 486. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação.

§ 1º No caso de extinção em razão de litispendência e nos casos dos incisos I, IV, VI e VII do art. 485 , a propositura da nova ação depende da correção do vício que levou à sentença sem resolução do mérito."

Já na improcedência liminar do pedido, o juiz julga o mérito, sem necessidade de manifestação da parte adversa, pois já considera suficientes os elementos trazidos aos autos. Isso ocorre quando for dispensada fase instrutória e quando o pedido contrariar o que listam os incisos do art. 332, do CPC:

"Art. 332. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar:

I - enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça;

II - acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;

III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;

IV - enunciado de súmula de tribunal de justiça sobre direito local."

Resolvido o mérito, com trânsito em julgado, é feita coisa julgada formal e material, sendo obstada a propositura de nova ação semelhante.

4
Dislike0
User badge image

Lays Machado

sim, pois a improcedencia liminar do pedido, artigo 332 do CPC, ocorre quando o pedido e julgado liminarmente, pois versa sobre matéria já sumulada pelos tribunais, ou sobre precedentes. Estas causas devem dispensar a fase probatória. Na improcedencia o processo será extinto com resolução do mérito. (importante ler o artigo 332 do CPC)

Já o indeferimento da petição inicial, está previsto nos artigos 330 e 331 do CPC, são cassos onde falte os requistos da inicial, ausencia de condições da ação..., nestes cassos o juiz em regra abre um prazo de 15 dias para que o autor emende sua inicial. Caso o vício não seja sanado, o processo será extinto sem resolução do mérito. ( ler os artigos 330 e 331, Do CPC)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais