Buscar

DESCREVA O TRONCO ENCEFALICO

💡 3 Respostas

User badge image

Payper

Bom dia.

 

  1. Bolbo raquidiano ou Medula oblonga: Conecta o encéfalo com a medula espinhal. O bolbo contém os centros cardíacos, respiratórios e vasomotores responsáveis por regular a freqüência cardíaca, respiração e pressão arterial. Também regular o reflexo de tossir, espirrar, engolir e vomitar. É onde a maioria das vias motoras se cruzam contralateralmente. 
  2. Protuberância/ponte de Varolio: A ponte de Varolio conecta os sinais do cérebro, medula e cerebelo. Foi descrita pela primeira vez pelo anatomista italiano Costanzo Varolio (1543–75). A ponte contém núcleos que regulam principalmente sono, respiração, deglutição, controle da bexiga, audição, equilíbrio, gosto, movimento dos olhos, expressões faciais, sensação facial e postura.
  3. Mesencéfalo: Dividido em tectum (teto em latim) e pedúnculo cerebral possui núcleos que regulam movimentos oculares, audição, tônus muscular, prazer, sono/vigília, alerta e regulação da temperatura.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O tronco encefálico é formado pelo mesencéfalo, o bojo anular (ou ponte do tronco cerebral ) e o bulbo espinhal e formado por substância cinzenta e branca. É o maior caminho de comunicação do cérebro, medula espinhal e nervos periféricos, também controla várias funções, incluindo respiração, regulação da frequência cardíaca e aspectos primários da localização do som.

O tronco é composto de estruturas muito complexas, destinadas a desempenhar inúmeras funções e a regular muitas outras, todas fundamentais para o ser humano. Se esses centros são diretamente danificados, as consequências são sempre extremamente sérias a ponto de levar o paciente à morte encefálica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais