Buscar

Cite algumas razões jurídicas e razões psicológicas contrárias à redução da maioridade penal e dê uma sugestão para lidar com o problema.

Cite algumas razões jurídicas e razões psicológicas contrárias à redução da maioridade penal e dê uma sugestão para lidar com o problema.

💡 2 Respostas

User badge image

Tadeu Andreoli Júnior

Como razões jurídicas temos o objetivo do Direito em estabelecer uma maioridade penal. Não à toa, esta restrição é fixada em lei para preservar o menor, considerado vulnerável socialmente pelo próprio Direito. Cabe citar que este fundamento tem suas raízes em disciplinas próximas, como a psicologia e a sociologia. Logo, o Direito pretende garantir a defesa do menor (positivada na Constituição Federal de 1988, regulamentada em Leis Complementares), e assim obter a ordem e a paz sociais.

Fundamentos psicológicos não sei dizer ao certo. Mas acredito que a penalidade se possivelmente imposta hoje aos jovens, sem a devida atenção e cuidado que deveriam ser prestados pelo Estado, acarretariam quase sempre em piora no quadro de desenvolvimento psicológico do detento.

Assim, acredito que a falha não esteja em determinar uma idade base para responsabilização penal, mas sim a atuação mais eficaz por parte da função administrativa do Estado em conceder a essas pessoas a devida detenção, com fins educativos para reintegração social, transformando, assim as pessoas criminosas em seres mais conscientes, pois Legislação há de sobra, assim como doutrina para fundamentar esse caso, não cabendo ao Judiciário ou Legislativo a responsabilidade de solucionar o problema de aumento de criminalidade por menores.

Espero ter ajudado.

2
Dislike1
User badge image

Jenyffer Santana

Razões jurídicas: A Redução da maioridade penal não diminui a violência. O debate está focado nos efeitos, não nas causas da violência, e ao redução da maioridade penal tornaria mais caótico o já falido sistema carcerário brasileiro e aumentaria o número de reincidentes

Razões psicológicas: A violência não é solucionada pela culpabilização e pela punição, antes pela ação nas instâncias psíquicas, sociais, políticas e econômicas que a produzem. Agir punindo e sem se preocupar em revelar os mecanismos produtores de violência tem como um de seus efeitos aumentar a violência. A adolescência é uma das fases do indivíduo e por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.  A sociedade tem o desafio de educar os jovens para que eles tenham um desenvolvimento 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais