Buscar

O que é o transtorno de personalidade esquiva de acordo com a TCC?

💡 2 Respostas

User badge image

Daiane Souza

Uma pessoa com transtorno de personalidade esquiva evita o contato íntimo e social com os outros. Pessoas com essa condição podem ser extremamente tímidas, ter medo do ridículo e ser excessivamente receosas de parecerem tolas. 

A terapia cognitiva pode ser útil no tratamento de indivíduos com transtorno de personalidade esquiva. Com a TCC pode-se assumir que o pensamento errado do paciente está causando o transtorno de personalidade, e, portanto, centra-se na mudança de padrões cognitivos distorcidos por examinar a validade das hipóteses por trás deles. Se um paciente sente que ele é inferior, desagradável, e socialmente inaceitável, um terapeuta cognitivo iria testar a realidade dessas premissas pedindo ao paciente para nomear amigos e familiares que gostam de sua companhia, ou para descrever os encontros sociais do passado. Ao mostrar ao paciente que outros valorizam a sua presença e que situações sociais podem ser agradáveis, a irracionalidade de seus medos e inseguranças sociais estão expostas. Este processo é conhecido como restruturação cognitiva.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

É um tipo de transtorno caracterizado por inibição social, sentimento de inadequação e alta sensibilidade a crítica e a rejeição. É bastante comum que os sintomas desse transtorno afetem a área interpessoal, sendo responsável pela introversão e imagem problemática que o paciente tem de si mesmo, evitando relacionamentos e situações sociais. Por outro lado, o que lhe é familiar, proporciona a essa pessoa bem estar emocional. Os critérios do transtorno de personalidade esquiva são dificilmente diferenciados dos da fobia social, fato que se supõe que ambas as síndromes são tipos variantes de um só transtorno. São variantes importantes no transtorno de personalidade esquiva as desaprovações frequentes das pessoas próximas ou de seu convívio familiar, agravando ainda mais o transtorno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais