Buscar

O que é IgG e IgM?

E o quer dizer quando da reagente? 

💡 9 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A IGG é uma molécula responsável pelo impedimento da reinfecção por determinado agente patológico. Essa molécula pode ser encontrada nos compartimentos extracelulares e dentre todas as moléculas, é a única capaz de atravessar a placenta. Além disso, essa molécula utiliza a geração de quimiotaxia de neutrófilos para que ocorra aumento da permeabilidade vascular. Isso faz com que essa molécula tenha vários usos, em especial na criação de vacina para a cólera. Já a IGM é um anticorpo encontrado principalmente na intravascular, e é classificado com anticorpo precoce. Além disso, essa molécula possui estrutura pentamérica, ou seja, suas cadeias são pesadas e individuais. É uma proteína que da mesma maneira que a IGG, atravessa a placenta da membrana, entrando em contato com o citoplasma.

2
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

São Imunoglobulinas (Ig): Moléculas de glicoproteína que são produzidas pelos plasmócitos em resposta a um imunógeno e que funcionam como anticorpos. As imunoglobulinas derivam seu nome da descoberta de que elas migram com as proteínas globulares quando soro contendo anticorpos é colocado em um campo elétrico. As imunoglobulinas podem ser divididas em cinco classes diferentes, com base nas diferenças em sequências de aminoácidos na região constante das cadeias pesadas. Todas a imunoglobulinas de uma mesma classe tem regiões constantes de cadeia pesada muito similares. Essas diferenças podem ser detectadas por estudos de sequências ou mais comumente por meios sorológicos (i.e. pelo uso de anticorpos dirigidos a essas diferenças).

A IgM - Cadeias pesadas um -é a molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato dele com um agente patológico. É através dessa molécula, formada perfeitamente para aquele determinado agente, que o corpo organiza o ataque inicial para combater essa determinada infecção. Essa molécula tem como característica ter uma vida curta, assim não durando muito tempo no corpo.

1. Aumenta (em adultos) em:

a)      Macroglobulinemia de Waldenström

b)      Tripanosomíase

c)       Actinomicose

d)      Doença de Carrión (bartonelose)

e)      Malária

f)       Mononucleose infecciosa

g)      Lúpus eritematoso

h)      Artrite reumatoide

i)        Disgamaglobulinemia (certos casos)

Nota: No recém nascido, um nível de IgM superior a 20 ng./dl é uma indicação de estimulação  do sistema imune in utero e estimulação pelo vírus da rubéola, citomegalovírus, sífilis, ou toxoplasmose.

2. Diminui em:

a)      Agamaglobulinemia

b)      Desordens linfoproliferativas (certos casos)

c)       Aplasia linfóide

d)      Mieloma de IgG e IgA

e)      Disgamaglobulinemia

f)       Leucemia linfoblástica crônica

A IgG - Cadeias pesadas gama- é uma molécula que demora mais tempo para ser formada, e ela é responsável pelo impedimento da re-infecção por aquele determinado agente patológico. Ela funciona como soldados especializados no reconhecimento e combate daquele agente  específico, desta forma impedindo que ele cause uma nova infecção, caso entre em contato com o corpo num outro momento.

Existem muitas doenças cujo diagnóstico não é feito pela pesquisa do agente em si, mas pela pesquisa da presença ou ausência das células que o corpo produz responsáveis pelo combate dessa doença. Esse exame é chamado de sorologia.

1. Aumenta em:

a)      Infecções granulomatosas crônicas

b)      Infecções de todos os tipos

c)       Hiperimunização

d)      Doenças hepáticas

e)      Desnutrição (severa)

f)       Disproteinemia

g)      Doenças associadas com hipersensibilidade granulomas, desordens dermatológicas, e mieloma de IgG.

h)      Artrite reumatóide

2. Diminui em:

a)      Agamaglobulinemia

b)      Aplasia linfóide

c)       Deficiência seletiva IgG, IgA

d)      Mieloma de IgA

e)      Proteinemia de Bence Jones

f)       Leucemia linfoblástica crônica

Como entender o resultado do exame?

IgM negativo (não reagente) e IgG positivo (reagente): imune: você já entrou em contato com esse agente, e já criou defesa contra ele. Portanto, você não tem mais que se preocupar com esse problema.

IgM positivo (reagente) e IgG negativo (não reagente): infecção aguda: você está com uma infecção por esse agente, ou seja, você está entrando em contato com ele pela primeira vez.

IgM e IgG positivos (reagente): indeterminado: não é possível saber há quanto tempo você entrou em contato com esse agente  pela primeira vez. Pode ser há pouco tempo, ou há muito tempo.

IgM e IgG negativos (não reagente): susceptível: você nunca entrou em contato com esse agente. 

6
Dislike0
User badge image

Silvio Henrique Rocha de Oliveira Rocha

Durante a crise de candidiase fiz esses exames de imunidade,IgG deu dose normal.A IgM deu 31,30 valor de referencia para criancas.Pois o valor pra adultos era a partir de 60mg/dl.Meu corpo nao reage sozinho,somente quando alimento saudavel e tomo vitaminas.
0
Dislike0
User badge image

Silvio Henrique Rocha de Oliveira Rocha

A dosagem de minha IgM foi a de uma crianca de ate 1 ano de idade.Sera esta a causa de minha infeccao?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais