Buscar

O que é sístole e diástole?

o que é?

💡 9 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O ciclo cardíaco é constituído por uma sístole e uma diástole, em que na sístole há a contração do coração e o aumento da pressão interna, forçando portanto, a saída do sangue e na diástole acontece a dilatação do coração e nova entrada de sangue para o coração, havendo o relaxamento ventricular e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios ocasionando a diminuição da pressão interna do coração, aumentando o volume de sangue no coração. Na sístole há primeiramente a contração dos átrios, pois estes tem a finalidade de bombear o sangue para os ventrículos, ocasionando o seu esvaziamento. Existem dois tipos de sístole, a atrial, onde há a contração dos átrios direito e esquerdo do coração e a sístole ventricular, onde há a contração dos ventrículos esquerdo e direito. Pressão diastólica é a força que o sangue realiza dentro das artérias durante a diástole ventricular. Pressão sistólica é a força que o sangue realiza dentro das artérias durante a sístole ventricular.

2
Dislike0
User badge image

Matheus Valle

O coração é uma espécie de bomba. Ao trabalhar, ele se contrai e se dilata. Colocando a mão sobre seu coração você sente batidas ritmadas:. são os movimentos de contração e dilatação. Esses movimentos recebem o nome deplumarão cardíaca. 

A dilatação é chamada diástole: nesse momento, o coração puxa o sangue, enchendo suas cavidades. 
A contração é chamada sístole: agora o coração expulsa o sangue de suas cavidades. 
Esses movimentos são sincronizados: enquanto os átrios se enchem, os ventrículos se esvaziam e vice-versa.

13
Dislike0
User badge image

Alysson Rafael

A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios.

6
Dislike0
User badge image

Victor Hugo

Diástole é o movimento de relaxamento do músculo cardíaco - coração. Já a sístole corresponde ao movimento oposto, ou seja, a contração do músculo cardíaco.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais