Buscar

Empreendedorismo /ATIVIDADE DISCURSIVA

ATIVIDADE DISCURSIVA

Dois amigos que estão desempregados resolveram abrir o seu próprio negócio no ramo de autopeças. Eles conseguiram economizar um dinheiro que será utilizado como capital próprio, mas mesmo assim esse valor só representa 40% do necessário para investir e iniciar as operações. Esses dois amigos já possuem um esboço do modelo de negócio que irão abrir, porém estão sentindo falta de um detalhamento desse modelo. Outro problema que eles estão enfrentando é a falta de conhecimento do seu público-alvo, em outras palavras eles ainda não sabem quem serão os seus clientes. Redija algumas sugestões que possam minimizar o sofrimento desses dois amigos e assim auxiliá-los a abrir um negócio com menos riscos e maiores chances de sucesso.

Ajude os dois amigos com dicas para levantar recursos, definir o perfil do cliente e detalhar o modelo do novo negócio.

💡 4 Respostas

User badge image

Jarbas Ramon

Uma boa alternativa para quem está iniciando um novo negócio e ainda não conhece seu público alvo é investir em uma pesquisa de mercado.

A pesquisa mercadológica não necessita de muitas complexidades, inclusive, quanto mais simples for, mais fácil a compilação dos dados e análise dos mesmos para a tomada de decisão, no entanto, temos que ter em mente a necessidade de se promover uma pesquisa eficaz, a qual traga boas diretrizes para uma atuação certeira.

Estudos do tipo possibilitam identificar quais elementos irão impactar o negócio, como a localização, a concorrência, a demanda, prospecções de venda e inclusive, o perfis de consumidores.

Isso permite o desenvolvimento de subsídios que viabilizem os negócios, visto que os resultados orientam os investimentos em alguma ação específica, podem modificar a proposta original ou até mesmo direcionar na desistência do projeto.

Para que as pesquisas sejam feitas é necessário pré-disposição para estudar seus aspectos, como deve ser feita e principalmente, executar o estudo, a entrevista pode ser feita pessoalmente com pessoas aleatórias, questionários via email, telefone, etc.

Outra sugestão aos amigos é o planejamento do negócio, este deve ser aprimorado e detalhado.

No plano de negócios deverá estar descrito todos os objetivos da empresa e e quais as formas para alcançá-los, esta é uma forma de reduzir riscos e incertezas, verificando se o plano é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira.

Uma das instituições que podem auxiliar neste quesito é o Sebrae, o qual já possui vários estudos realizados cerca de novos negócios empreendedores.

Abraços!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Empreendedorismo

A abertura de um negócio envolve riscos que podem ser minimizados com uma série de procedimentos voltados para um maior conhecimento do empreendimento. Para tanto, o empreendedor conta com inúmeras instituições, tais como o papel desempenhado pelo Sebrae, que oferece cursos, consultorias e dicas importantes. Assim, o primeiro passo que envolve a abertura de um empreendimento é conhecer a fundo o negócio que se objetiva abrir. Ademais, a ideia do negócio deve ser clara e voltada para a realidade que se deseja atender, portanto um plano de negócios é fundamental. Posteriormente, os empreendedores devem fazer uma pesquisa mercadológica com vistas a conhecer o mercado, a demanda potencial e a perspectiva de lucro. O conhecimento do perfil do consumidor e da concorrência é crucial para nortear as decisões empresariais. Com as informações coletadas, os empreendedores se sentirão mais seguros com a potencialidade do seu negócio, permitindo a tomada de decisões mais correta. Outro ponto fundamental é a obtenção de recursos, que pode ser resolvida mediante a busca em instituições financeiras.

Portanto, fundamentalmente, cabe aos empreendedores conhecer mais sobre a potencialidade do seu negócio mediante a busca de informações sobre o produto ou serviços que se destina colocar no mercado, sobre o perfil do consumidor e da concorrência, da localização do seu negócio, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais