Buscar

como os fagócitos ingerem e destroem os microorganismos?

💡 4 Respostas

User badge image

Raulito Villanueva

A traves dos mecanismos de reconhecimento e citocinas do trabalho das celulas B e  T
por Resposta imune imediata

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os fagócitos são glóbulos brancos do sangue que defendem o organismo por meio da ingestão de elementos estranhos, células mortas ou prestes a morrer e bactérias. São fundamentais na luta a infecções e para imunidade imediata


Apesar de aparentemente simples, o processo de “digestão” de um corpo estranho é muito mais complexo do que parece. Os fagócitos parecem mesmo um “grupo organizado” já que actuam em conjunto uns com os outros para acabar com, por exemplo, infecções.


A fagocitose é uma forma específica de endocitose pelo qual as células internalizam a matéria sólida, incluindo os agentes patogénicos. Embora a maioria das células sejam capazes de realizar a fagocitose, as que verdadeiramente se destacam neste processo são os macrófagos, neutrófilos e as células dendríticas.


Os fagócitos deslocam-se para o local onde se encontram as bactérias ou corpos estranhos e quando esses entram em contacto com o fagócito, ligam-se pelos receptores da superfície desse e são libertados químicos como oxido nítrico que vão consumir ou digerir o agente patogénico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais