Buscar

Qual a diferença entre Monopólio e Oligopólio?

💡 3 Respostas

User badge image

Vitor Eduardo

Tanto o monopólio como o oligopólio contribuem para uma concorrência imperfeita. A diferença entre monopólio e oligopólio é que no monopólio existe apenas um fornecedor ou vendedor, que domina o mercado, enquanto que no oligopólio existem poucos fornecedores do mesmo produto.

2
Dislike0
User badge image

Gabriel Gutemberg Alves

um exemplo de monopólio é Correios, Prestadora de energia elétrica. os exemplos de oligopólio são marcas de cerveja, refrigerante, elas dominam o mercado.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Existem algumas estruturas de mercado diferentes que podem caracterizar uma economia. No entanto, se você está apenas começando com este tópico, você pode querer olhar para os quatro tipos básicos de estruturas de mercado primeiro. Ou seja, competição perfeita, competição monopolista, oligopólio e monopólio. Cada um deles tem seu próprio conjunto de características e premissas, que por sua vez afetam a tomada de decisões das empresas e os lucros que elas podem gerar. É importante notar que nem todas essas estruturas de mercado realmente existem na realidade, algumas delas são apenas construções teóricas. No entanto, eles são de importância crítica, porque podem ilustrar aspectos relevantes da tomada de decisão das empresas de concorrência.

  • Oligopólio- Um oligopólio descreve uma estrutura de mercado que é dominada por apenas um pequeno número de empresas. Isso resulta em um estado de concorrência limitada. As empresas podem competir entre si ou colaborar. Ao fazer isso, eles podem usar seu poder coletivo de mercado para aumentar os preços e obter mais lucros.
  • Monopólio- Um monopólio refere-se a uma estrutura de mercado em que uma única empresa controla todo o mercado. Nesse cenário, a empresa tem o nível mais alto de poder de mercado, pois os consumidores não têm alternativas. Como resultado, os monopilistas geralmente reduzem a produção para aumentar os preços e obter mais lucro.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais