Buscar

O que diz a lei de Say?

💡 1 Resposta

User badge image

Vitor Eduardo

A Lei de Say também conhecida como Lei de mercados de Say ou Lei da preservação do poder de compra decorre do modelo que mantém oferta e demanda em identidade. Foi popularizada pelo economista francês Jean-Baptiste Say com sua explicação sobre o funcionamento dos mercados.

Trata-se a Lei de Say, no fim das contas, de uma tautologia, deduzida do princípio da Contabilidade Social de que Produto é igual à Renda que é igual ao Dispêndio (Produto = Renda = Despesa); id est, pelo princípio de tudo o que é consumido ser, previamente, produzido -- de modo que não se pode consumir o que não se foi produzido -, por conseguinte, sendo o consumo igual à produção (seja este consumo de curto ou de longo prazo), é certo que, com efeito, a soma das rendas (os salários dos trabalhadores, os aluguéis, juros e lucros), a soma dos custos de produção, e o valor final do produto equivalem-se.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Lei de Say tem o nome do economista liberal clássico francês do século XVIII Jean-Baptiste Say, que popularizou a noção. Say era um defensor da economia do laissez-faire e foi fortemente influenciado por Adam Smith. A Lei de Say é freqüentemente mal interpretada, pois "a oferta cria sua própria demanda", que é evidentemente falsa. Se fosse verdade, qualquer um poderia fazer o que quisesse para ganhar a vida e ser bem sucedido nisso.

A economia deve estar sempre próxima do pleno emprego. Não deve haver desemprego deficiente na demanda. As desacelerações econômicas não se devem a um excesso de oferta. De acordo com economistas clássicos, qualquer desemprego deve ser devido a salários sendo artificialmente mantidos acima do nível de equilíbrio ou fatores estruturais, como a falta de habilidades em indústrias específicas. Para aumentar a produção, devemos nos concentrar em aumentar a produção em vez da demanda.

Se a lei de Say não for verdadeira, pode ser necessário que a intervenção governamental interrompa o ciclo de queda da demanda agregada, utilizando as poupanças acumuladas. Por exemplo, política fiscal expansionista ou impressão de dinheiro para criar demanda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais