Buscar

se um vaso triplicar de raio,o que acontecerá com o fluxo,resistência e a velocidade?

💡 2 Respostas

User badge image

ruth.tn@hotmail.com

Fluxo aumenta, resistência diminue, velocidade diminue.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O fluxo sanguíneo aumentará, a resistência diminuirá, e a velocidade irá cair.


A resistência é definida como sendo inversamente proporcional à quarta potência do raio da circunferência do vaso. Desta forma, o principal determinante à resistência ao fluxo é o espaço disponível para a passagem do sangue. Este conceito é fundamental, pois se o raio é diminuído pela metade, a resistência é aumentada 16 vezes .


Sendo assim, pequenas variações nos diâmetros dos vasos se configuram em alterações importantes na resistência ao fluxo sanguíneo. Durante o exercício, há uma grande dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam a musculatura esquelética e, em contrapartida, uma vasoconstrição nos vasos que irrigam as vísceras abdominais, aumentando a resistência nestes últimos vasos.


Quando a pressão é a mesma, porém, há uma variação na resistência em virtude de diferenças no diâmetro dos vasos: o fluxo será muito maior naquele vaso onde a resistência é pequena. Ao se comparar leitos vasculares em paralelo, todos os vasos encontram-se submetidos à mesma pressão; logo, aquele que apresentar maior resistência terá um fluxo menor. Desta forma, o controle do diâmetro vascular é o principal mecanismo de controle do fluxo sanguíneo corporal , pois, modificando-se o calibre dos vasos, é possível modular o fluxo do sangue para qualquer parte do corpo.

fonte:https://www.passeidireto.com/arquivo/38560007/2-organizacao-morfofuncional/2

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais