Buscar

como é feito o reconhecimento dos antigênos microianos apresentados pelo MHC II, pelos linfocitos TCD4+?

💡 2 Respostas

User badge image

Daniel Vidigal

Boa tarde, quando o linfócito se liga a célula apresentadora de antígeno ele expressa a molécula de MHC de classe ll no caso, com isso os linfócitos vão liberar citocinas TCD4+ que vão se ligar a um macrófago e ativa-lo para destruir o microorganismo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Células B e células T reconhecem diferentes substâncias como antígenos e reconhecem de uma forma diferente. A célula B usa a imunoglobulina ligada à superfície da célula como um receptor e a especificidade deste receptor é a mesma da imunoglobulina que ela é capaz de secretar após a ativação.


Células T estão agrupadas funcionalmente de acôrdo com a classe de moléculas de MHC que se associa com os fragmentos peptídicos da proteína: células T auxiliares reconhecem apenas aqueles peptídios associados com moléculas de MHC classe II, e células T citotóxicas reconhecem apenas aqueles peptídios associados com moléculas de MHC classe I.


O primeiro sinal é obrigatório tanto para as células T CD4 quanto para as T CD8, mas para essas últimas o segundo sinal pode ser diferente.. O Segundo sinal pode ocorrer das seguintes formas:

Direta: células T CD4+ ativadas liberam citocinas diretamente sobre células T CD8+ e estas são ativadas;

Indireta: células T CD4+ ativadas liberam citocinas sobre as células dendríticas, potencializando a ação destas, que passarão a liberar mais citocinas sobre as células T CD8 naives; 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais