Buscar

A glicólise pode ser dividida em duas fazes,quais são? E O que caracteriza cada uma delas?

💡 2 Respostas

User badge image

Antonio Kiala

fase de ingestão de energia, e a fase da clivagem
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É uma via catabólica universal nas células vivas. A glicólise pode ser definida como a sequência de reações para a quebra da glicose (molécula de 6 carbonos) a duas moléculas de ácido pirúvico (molécula de 3 carbonos) sob condições aeróbicas; ou lactato em condições anaeróbicas, juntamente com a produção de pequena quantidade de energia. Esta via foi descrita por Embden, Meyerhof e Parnas. Por isso, também é chamado de caminho de Embden-Meyerhof (via EM).


A glicólise é o primeiro passo na quebra da glicose para extrair energia para o metabolismo celular. Quase todos os organismos vivos realizam a glicólise como parte de seu metabolismo. O processo não usa oxigênio e, portanto, é anaeróbico (processos que usam oxigênio são chamados de aeróbicos). A glicólise ocorre no citoplasma das células procarióticas e eucarióticas. A glicose entra nas células heterotróficas de duas maneiras.


A glicólise consiste em dez etapas divididas em duas metades distintas. A primeira metade da glicólise é também conhecida como etapas que exigem energia . Esse caminho prende a molécula de glicose na célula e usa energia para modificá-la, de modo que a molécula de açúcar de seis carbonos possa ser dividida igualmente nas duas moléculas de três carbonos. A segunda metade da glicólise (também conhecida como etapas de liberação de energia ) extrai energia das moléculas e as armazena na forma de ATP e NADH, a forma reduzida de NAD.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais