Buscar

Processos Organizacional

A Preferida Indústria e Comércio S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado pertencente a duas famílias, cujos patriarcas fundaram a empresa em 1920. Atualmente, a empresa está na quarta geração e quando se considera sua administração, embora os conflitos não sejam fortes, alguns membros das duas famílias começam a considerar a hipótese de repensar a estrutura organizacional, bem como uma possível profissionalização da alta administração.
A Preferida atua nos segmentos de fiação, tecelagem, malharia e confecção, com um faturamento médio anual de R$ 900 milhões. No momento atual, as margens proporcionadas pelos quatro segmentos de atuação da Preferida podem ser consideradas adequadas para a realidade do setor têxtil, bem como para a realidade brasileira.
 
Atualmente, uma das famílias está com os cargos de Presidente do Conselho de Administração, Assessor Jurídico, Assessor de Recursos Humanos e Diretor industrial. A outra família ocupa os cargos de Presidente Executivo, Diretor Comercial e Diretor Financeiro.

 

O objetivo a ser alcançado, que é a efetiva atuação no mercado internacional, principalmente no Mercosul, é considerado, mesmo que atualmente essa participação seja insignificante. Então começam as dificuldades, pois a estrutura organizacional - que define as relações que deverão desenvolver-se entre os profissionais que convivem na entre as duas famílias - vem contribuindo para tensões entre setores pela disputa deste poder. Os processos internos estão mal delineados e muitos não estão formalizados – o que gera improviso e retrabalho.

 

Fonte: DE OLIVEIRA, Djalma de P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial . 21. ed. São Paulo: Atlas, 2013. Adaptado.

 

- Definam se a empresa é: Tradicional, Moderna ou Contemporânea, justificando sua análise.

- Proponham mudanças na estrutura que aumentem a eficácia organizacional.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais