Buscar

Para Max Weber, qual o fenômeno determinante para que o Capitalismo se desenvolvesse na Europa Ocidental?

E como se explica este fenômeno com o Cristianismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Sandra Regina

O pensamento de Max Weber, era voltado ao discurso que o protestantismo exercia sobre as pessoas, o trabalho faria de você uma pessoa de bem, mas existiam pessoas que eram predestinadas a serem bem materialmente, como se fossem pessoas escolhidas por Deus, esse discurso acontecia, quando alguém questionava, porque não sou rico e o outro é? O discruso capitalista, era o do trabalho, para você ser uma pessoa de bem voce precisava trabalhar, o trabalho te livraria da danação, ou seja de ficar mal com a divindade.

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O desenvolvimento do capitalismo na Europa Ocidental foi bastante influente porque não apenas influenciou a região como a economia mundial, já que a Inglaterra era um importante país do que se conhecia por mundo na época, e as economias se davam por meio da mercantilização marítima, onde os navios cargueiros eram os principais transportes da época.


O capitalismo se desenvolveu a partir do feudalismo, com base na troca de produtos que eram produzidos manualmente, seja elas troca por outros produtos ou até por dinheiro. Com isso a habilidade de venda e troca dos produtos com o decorrer do tempo foi se desenvolvendo até um ponto onde, o operário não chega a vender um produto e sim a sua força de trabalho em troca de dinheiro, onde esse dinheiro recebido será pra pagar por alguns produtos que outras pessoas produzem e também vendem sua mão de trabalho, e na Europa Ocidental foi bem forte já que relações comerciais entre territórios, sejam vilas ou países sempre foi muito influente. E com isso foi um modelo de produção e comercialização adotada por grande parte da população da época e hoje todos adotam esse método de comercialização.


Logo o produto vendido hoje nem sempre será o produto abstrato, pode ser a força de trabalho, onde o empresário irá pagar para o empregado para que realize um trabalho, seja ele braçal, intelectual, ou artístico, para que outras pessoas que também vendem sua força de trabalho poderem comprar esse produto abstrato.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais