Buscar

O que diferencia uma ideia inconsciente e consciente?

💡 2 Respostas

User badge image

Hagda D. Lima

No inconsciente estão as pulsões, que são duas forças complementares, pulsão de vida e de morte. As pulsões são forças que estimulam o corpo a liberar energia mental, Freud os dividiu em duas categorias: os instintos de vida que se referem à autopreservação, esta forma de energia manifesta é chamada de libido; e instinto de morte que é uma força destrutiva, e pode ser dirigida para dentro.

O nível consciente refere-se às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais. A consciência funciona de modo realista, de acordo com as regras do tempo e do espaço. Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Na concepção freudiana, nossos comportamentos são orientados por processos inconscientes e não somente pelos processos conscientes. Não há descontinuidade na vida mental, pois cada evento mental tem explicação consciente ou inconsciente. A diferença entre  ideia inconsciente da consciente é que a ideia inconsciente é aquela menos explorada e exposta ao conhecimento do indivíduo, nela estão presentes as forças psíquicas, os elementos instintivos que não chegam a consciência, os conteúdos censurados ou reprimidos e os princípios determinantes da personalidade,enquanto que  ideia consciente, por sua vez, é aquela que está acessível ao indivíduo, incluindo percepções, sensações e memórias.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais