Buscar

como calcular as frequencias genotipícas

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A equação de Hardy-Weinberg é uma equação matemática que pode ser usada para calcular a variação genética de uma população em equilíbrio. Em 1908, GH Hardy e Wilhelm Weinberg descreveram independentemente um princípio básico da genética de populações, que agora é chamada de equação de Hardy-Weinberg. A equação é uma expressão do princípio conhecido como equilíbrio de Hardy-Weinberg, que afirma que a quantidade de variação genética em uma população permanecerá constante de uma geração para a seguinte na ausência de fatores perturbadores.


Para explorar a equação de Hardy-Weinberg, podemos examinar um locus genético simples no qual existem dois alelos, A e a. A equação de Hardy-Weinberg é expressa como:

\({p^2} + 2pq + {q^2} = 1\)


Nessa equação,  p é a frequência do alelo "A" e q é a frequência do alelo "a" na população. Na equação, p² representa a frequência do genótipo homozigoto AA, q² representa a frequência do genótipo homozigoto aa e 2pq representa a freqüência do genótipo heterozigoto Aa. Além disso, a soma das freqüências alélicas para todos os alelos no locus deve ser 1, então p + q = 1. Se as freqüências alélicas p e q forem conhecidas, então as freqüências dos três genótipos podem ser calculadas usando o Hardy.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais