Buscar

quem eram os excluidos da idade média, e o porque dessa exclusão, alguem pode me ajudar.

Alem dos leprosos, quem eram os excluidos das sociedades medievais, e o porque aquelas pessoas eram excluidas.

💡 3 Respostas

User badge image

Loriene S. G. Lacerda

Podemos dizer que os excluídos da idade média,  eram os servos e os camponeses, já que eram a camada mais pobre da sociedade e sobre eles recaíam além dos impostos, o trabalho mais duro de toda a sociedade. Os camponeses viviam sob a aparente "proteção" dos senhores feudais, mas na verdade o que acontecia era uma grande exploração, uma vez que foram criados inúmeros impostos e obrigações para estes camponeses e isso os impossibilitava tanto de possuir uma vida mais confortável, quanto de sair das terras em que se encontravam. Por isso é muito comum dizermos, que estes servos, possuiam a liberdade mas estavam presos a terra. E nas cidades a vida era tão ou mais dificil que nos campos. Lembrando que este foi um período de muita fome, devido as alteraçoes climáticas, de muitas pestes, violência e grande opressão tanto da igreja católica quanto do Estado. Espero ter ajudado! Pequise sobre feudalismo e você saberá mais do por que que estes servos estavam presos a terra!

3
Dislike0
User badge image

José Nelson Lourenço Cruz

Posso acrescentar que as mulheres também eram excluídas dos processos decisórios ?

0
Dislike0
User badge image

Amanda Santos

Sim @JoséNelson, as mulheres eram excluídas desse processo. a obra "Sexo, desvio e danação", traz uma analise muito importante sobre a Idade Média, principalmente sobre as 7 minorias nesse periodo, que eram o sexo, nessa parte fala sobre as mulheres, tem os leprosos, prostitutas, judeuses, hereges, homossexuais e os bruxos. Leia é bastante interessante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais