Buscar

algo sobre personalismo e historicismo axiológico em reale?

💡 5 Respostas

User badge image

Grazielle Holanda

O objetivo geral é elucidar questões que permeam e norteiam o Personalismo e historicismo axiológico da teoria tridimensional de M.R. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O personalismo é comum filosofia que coloca a ênfase na pessoa . Ele considera o homem como um ser relacional, essencialmente social e comunitário, um ser livre e transcendente com um valor em si mesmo que o impede de se tornar um objeto como tal. Um ser moral , capaz de amar , de agir em função de uma atualização de seus poderes e, finalmente, de se definir sempre considerando a natureza que o determina.

O personalismo como uma corrente de pensamento ocorre dentro de um meio cercado por diferentes ideologias da situação política que o mundo estava passando durante a primeira metade do século XX . O cientificismo e o positivismo faziam parte desse contexto e eram duas das ideologias que tiveram maior impacto no pensamento e na ação humana na época.

A causa da popularidade desse novo materialismo intelectual é encontrada no sucesso alcançado pela ciência experimental. O método científico foi considerado como o único método de conhecimento válido e as únicas dimensões que realmente existiam eram físicas e materiais, uma vez que poderiam ser controladas por este método. Desta forma, as dimensões transcendentes da pessoa foram rejeitadas.

O historicismo é uma tendência filosófica , inspirada nas idéias de Benedetto Croce e Leopold von Ranke , que vê toda a realidade como o produto de um desenvolvimento histórico. Ela concebe ser essencialmente um devir, um processo temporário, que não pode ser compreendido pela razão. Ele concebe tornar-se como história e usa mais a ciência do espírito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais