Buscar

Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepinicos

💡 2 Respostas

User badge image

Otavio Leite

Eles inibem GABA, seria interessante você olhar no youtube nas aulas do prof SERGIO, ele explica direitinho, e acompanhar com o livro do RANG e DALE.

0
Dislike0
User badge image

Allan Nunes

Os benzodiazepínicos são fármacos de alta afinidade e altamente seletivos, que se ligam a um único sítio dos receptores GABAA. Na presença do neurotransmissor GABA, estes receptores são responsáveis por aumentar o influxo de íons Cl-, deixando o meio interno do neurônio mais negativo (hiperpolarizado), dificultando a propagação do potencial de ação.

Os benzodiazepínicos atuam como moduladores alostéricos positivos, potencializando a regulação dos canais na presença de GABA, ou seja, na ausência desse neurotransmissor o fármaco sozinho não promove a ativação do receptor. Portanto, os benzodiazepínicos potencializam a ação do neurotransmissor GABA.

Fonte: GOLAN, David E. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais