Buscar

Quais os tipos de estímulos as membranas podem receber?

💡 2 Respostas

User badge image

ISADORA CAETANO COELHO

Tipos de estímulos: calor, frio, solução salina hipertônica ou hipotônica, ácidos, bases, corrente elétrica, pressão, etc. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A membrana da célula nervosa normalmente mantém um potencial de repiso que varia de -40 a -80milivolts (mV), em média -70mV devido ao gradiente de concentração entre os íons intra e extracelulares, sendo nos músculos o potencial de repouso mais alto (-90mV). Quando o potencial de repouso atinge níveis entre -75mV a -65mV no músculo ou abaixo de 10% do potencial de repouso das células nervosas, a membrana despolariza, modificando a sua estrutura e abrindo os canais de sódio. Esta alteração determina uma resposta de tudo ou nada e independe da natureza do estímulo. O sódio ao entrar, muda a concentração iônica e reverte o potencial da membrana, que atinge entre +20mV a +30mV. Esta diferença de potencial gera um campo elétrico, que corresponde a uma descarga da célula nervosa ou membrana muscular. No potencial de repouso, ocorre a alternância entre o transporte passivo e ativo de íons. Há a entrada passiva de íons sódio (Na+), que posteriormente são expulsos ativamente, ao mesmo tempo em que íons potássio (K+) entram ativamente. Em seguida, o K+ sai passivamente da célula, tornando o meio externo positivo em relação ao meio interno. Com isso, a célula fica polarizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais