Buscar

Resenha critica sobre o filme a onda?

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Souza

Peço, encarecidamente, que nao altere minhas palavras afim de dize-las que foram pensadas nessa mesma ordem por voce. 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE TEOLOGIA e CIÊNCIAS HUMANAS

BACHARELADO EM FILOSOFIA – 2016.1

 

 

 

LUCAS FRANCISCO

 

 

 

 

 

 

 

FILME – A ONDA

Resenha comparada

 

 

 

Trabalho apresentado ao Profª. Carla Albuquerque para complemento da avaliação do segundo semestre do primeiro período da disciplina de Intordução a Psicologia no curso de Bacharelado em Filosofia.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recife

2016

Aqui a resenha pretende comparar o filme com paradigmas da psicologia, tais como: personalidade, inteligência, afetividade, processo de socialização.

 

 

INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES

Gênero: Drama

Direção: Dennis Gansel

Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth

Duração: 107 min.

Gravado: 2008

Contexto sócio-histórico: Alemanha, Começo do século XXI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um professor faz um experimento fascista com seus alunos que acaba terminando em tragédia, tal a falta de zelo em alertar sobre a arriscada experiência exercida pelo mestre em relação às suas idéias e aos seus alunos.Uma aula prática de autocracia ensinada da maneira mais eficaz que possa existir diante da pedagogia, pois a prática sempre supera a teoria quando se quer demonstrar algo. O ator alemão Jürgen Vogel, protagonista da história e professor no filme, se vê diante de uma dificuldade de abordar uma especialidade que não seria sua melhor área, por tanto organiza alguma estratégias para ter êxito na sua atividade. O filme todo tem um teor político, que surpreende.

O mestre faz a pratica da autocracia com os alunos, demonstrando quais atos e condições compõe essa estilo de governo, logos os alunos vão tomando vontade por sentir a união e o acolhimento entre eles que outroa erão tão separados e mal harmonizados em sala de aula. Roupas, opiniões, ideais tiveram espaço para ser conversado nesse novo grupo que estava se formando. O que eles não sabiam era que isso poderia torna-se uam conduta facista, o que logo eles haviam negado que poderiam acontecem em pelno século XXI. Mesmo assim, os fatos foram acontecendo até sair do controle antes que o professor, aquele que começou tudo isso com um sentido apenas pedagógico, pudesse tomar controle da situação que havia já sido desencadeada.

No filme, personalidades se mostraram mais suceptíveis a serem manipulados pela “onda” e outra não, mas a maioria seguiu e acreditou fiealmente até trangredir o que havia sido ditato em sala de aula para sua vida particular. No filme msotra claramente, a força que o posicionamento de algumas pessoas em relação a outra pode, de fato, manipula-las. Os grupos sociais que tem sua forma de funcionamente cada vez mais aberta e mais comum ao o que é comum tem mais adeptos por seu aspectos atrativos.

Os alunos haviam construido e apostado num ideal que afagavam suas ausencias; criaram uniforme, signo, saudação e cometeram discriminação social de tentando,as vezes violentamente, impor aos não participantes se agruparem à eles . Cada um com uma ausencia se sentia completo com o idealismo que era regado no grupo e assim eles construiam uma nova realidade social para si mesmo e automaticamente construiam-se a si mesmos.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais