Buscar

calculo amortização composta?

💡 1 Resposta

User badge image

valesca oliveira

Amortização

Amortização é o mesmo que redução da dívida, ou seja, amortizar é pagar uma parte da dívida para que ela reduza de tamanho até a sua eliminação. Entretanto, em toda dívida há cobrança de juros, portanto para amortizar uma dívida é necessário que o pagamento seja maior que os juros cobrados no período. Com isso podemos concluir que:

amortização = pagamento - juros

Ou seja, o valor amortizado é o que sobra do pagamento depois de descontados os juros. Por exemplo, se uma dívida inicial de 1000 acumulou 40 de juros após um mês e foi feito um pagamento de 90, então a amortização foi de 50 (= 90 - 40).3

Sistemas de Amortização

Quando você adquire uma dívida, seja um empréstimo ou um financiamento, existem algumas formas possíveis para o pagamento da dívida, também conhecidas como sistemas de amortização:

  • Tabela SAC - Também conhecido como Sistema de Amortização Constante, ou Método Hamburguês, é caracterizado por pagamentos mensais decrescentes, que embutem uma amortização constante;
  • Tabela Price - Também chamado de Sistema de Parcelas Fixas, ou Sistema Francês, é caracterizado por pagamentos mensais iguais, embutindo uma amortização crescente;
  • Sistema Americano - É caracterizado por pagamentos mensais equivalentes aos juros, não havendo amortizações mensais e prevendo a amortização total da dívida inicial em um único pagamento ao final de um período estipulado (em meses ou anos);
  • Pagamento Único - Ao final de um período estipulado, será realizado um único pagamento, correspondendo à amortização total da dívida inicial acrescida dos juros.

Os dois primeiros são os mais utilizados. Em todos os casos, o cálculo obedece aos princípios dos juros compostos e os juros só incidem sobre o saldo devedor, que corresponde a:

saldoDevedor = dívidaInicial - amortizaçõesPagas

No exemplo citado na introdução, o saldo devedor passa a ser de 950 (= 1000 - 50). Se a taxa de juros permanecer constante, no próximo mês os juros serão de 38 (= 950 * 40/1000). Se for feito um novo pagamento de 90, então a amortização agora será de 52 (= 90 - 38) e o saldo devedor passará para 898 (= 950 - 52), e assim sucessivamente.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A amortização descreve o pagamento da dívida em prestações regulares ao longo de um período de tempo. Um empréstimo amortizado tem pagamentos periódicos programados de capital e juros. Com um empréstimo auto-amortizável, os pagamentos periódicos consistem em capital e juros em um montante tal que o empréstimo será liquidado até o final de um período programado. Assumindo que o empréstimo é um empréstimo de taxa fixa, o valor de cada pagamento e a abertura do principal e os juros que compõem cada pagamento podem ser conhecidos antecipadamente.

Se o empréstimo for um empréstimo com taxa ajustável, ele ainda pode ser auto-amortizável, mas como a taxa de juros está sujeita a alterações, o montante e a distribuição de cada pagamento não podem ser conhecidos antecipadamente.Os mutuários que escolhem empréstimos totalmente amortizados têm menos probabilidade de sofrer um "choque de pagamento" do que os tomadores de empréstimos que optam por empréstimos que não são totalmente amortizados.

Pagamentos em empréstimos que não são amortizados inicialmente devem, em algum momento, ser amortizados durante o prazo remanescente do empréstimo para que o saldo devedor seja amortizado. Quanto menor o prazo remanescente, maior o aumento exigido nos pagamentos periódicos para amortizar o empréstimo durante o prazo remanescente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais