Buscar

Qual a f unção do edeato dissodico na farmacotecnica?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O ácido etilenodiaminotetracético, pode ser caracterizado como sendo um produto químico utilizado para fins industriais e médicos.

É um ácido aminopolicarboxílico altamente solúvel em água. Costuma ser utilizado na dissolução de calcário, e sua utilidade aparece por causa do seu papel como um hexadentado do ligando e agente quelante, isto é, a sua capacidade para sequestrar metais íons, como por exemplo Ca 2+ e Fe 3+ .

Após terem as ligações feitas por meio da EDTA, os íons metálicos continuam em solução, porém mostram reatividade reduzida. O EDTA é criado sob a forma de vários sais, EDTA dissódico, EDTA dissódico de cálcio e EDTA tetrassódico.

1
Dislike0
User badge image

Alexandre Martins

 É um agente quelante de alta eficiência, os quelantes atuam complexando e inativando íons metálicos, como Cálcio, Ferro, Cobre e Magnésio provenientes da água e/ou de matérias-primas da formulação. A presença desses íons metálicos pode ocasionar uma série de problemas às formulações cosméticas, em virtude das suas interações com algumas matérias-primas.

O EDTA Dissódico possui alta pureza, que forma quelatos estáveis, solúveis em água, com íons de metal polivalente, em uma larga escala de pH. Usado na formulações diversas, sobretudo líquidas e semissólidas. E como sinergista para agentes antioxidantes utilizados em formulações cosméticas e farmacêuticas. tem vários usos em diversas indústrias e não somente na farmacotécnica, porém nesta usamos de 0,005 a 0,1%., dá uma olhada na farmacotécnica americana ou brasileira para fundamentar melhor sua resposta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais