Buscar

Como faço para aplicar o artigo 1904 do Código Civil para distribuição de quinhão testamentário!?

💡 2 Respostas

User badge image

Vitoria Reis

fhffffff

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Iniciemos pela leitura do artigo:

"Art. 1.904. Se o testamento nomear dois ou mais herdeiros, sem discriminar a parte de cada um, partilhar-se-á por igual, entre todos, a porção disponível do testador."

Primeiramente, devemos saber o que é porção disponível. No direito brasileiro, o testador não pode dispor livremente da integralidade dos seus bens por meio de testamento, conforme arts. 1.845 e 1.846, do Código Civil:

"Art. 1.845. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.

Art. 1.846. Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima."

Assim, com intuito de proteger a família, em detrimento da autonomia privada ou da vontade do testador, o legislador estabeleceu que havendo descendentes, ascedentes e/ou cônjuge (e companheiro, conforme STF), somente é possível dispor de metade dos bens da herança.

Logo, "porção disponível" será a integralidade dos bens deixados pelo testador, se não houver descendentes, ascendentes e cônjuge ou companheiro vivos ao tempo do falecimento ou, havendo, será a metade dos bens.

Pois bem, definida qual é a "porção disponível", é possível determinar o que será herdado por cada um dos herdeiros testamentários.

Dessa "porção disponível", será dado a cada herdeiro testamentário o quinhão deixado no testamento (e.g. 30% para Maria, 40% para João, 10% para Pedro e 20% para Amanda).

Entretanto, não havendo esse fracionamento exato em testamento, será dividida a herança em porções iguais (no exemplo acima, 25 % para cada um dos herdeiros testamentários).

Lembrando que, no caso de haver descendentes, ascendentes, cônjuges ou companheiros, todos os quinhões mencionados incidiram somente sobre metade dos bens deixados, enquanto a inexistência dos herdeiros necessários fará recair sobre todo o patrimônio contido no testamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais