Buscar

Quanto à natureza jurídica da ação, qual o principal mérito da teoria da ação como direito abstrato em face da teoria concretista?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda S

A teoria que estipulou A AÇÃO COMO DIREITO AUTONOMO (assim como a teoria concretista), porém também ABSTRATO; ou seja, independente do teor da sentença (positiva ou negativa) e da preexistência de direito material. 

Também adepta do entendimento de que a ação não está vinculada ao direito material, essa teoria foi criada como uma espécie de segunda via à efervescente doutrina que advogava pela concretude do direito de ação. Assim, não deixa de existir ação quando a sentença nega a pretensão do autor, nem quando uma sentença injusta (que não corresponde ao direito material) for proferida.

8
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A teoria da ação como direito concreto dispunha sobre o direito a uma sentença de mérito favorável, razão pela qual deixava de abarcar uma série de outras possibilidades: as sentenças que não julgavam o mérito e as sentenças desfavoráveis, se mostrando por demais incompleta.

Já a teoria da ação como direito abstrato informa que sentença pode ser de qualquer conteúdo, pois o direito de ação em nada tem a ver com o direito material pleiteado, o que também é criticado, porque buscou apartear demais o direito material (a razão de ser do direito de ação) e o direito processual (o meio para obter a tutela do direito material).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais