Buscar

Qual o tratamento para o parasita Trichodtrongylys em bovinos

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Corrigindo: Trichostrongylus

 

Tratamentos curativos

É o método em que o criador só trata os animais quando apresentam a verminose clínica. Animais com verminose clínica significam alta contaminação ambiental. Estes animais são justamente aqueles 10% do rebanho (animais de “fundo”) e em muitas das vezes, só eles são tratados. No momento em que este tratamento é feito, a verminose já causou muito prejuízo.

Este tipo de tratamento não melhora a produtividade dos animais uma vez que as populações de vida livre permanecem altas nas pastagens, mantidas principalmente pelos animais clinicamente normais, mas que não são tratados.

Tratamentos tradicionais

Os tratamentos antihelmínticos tradicionais são muito usados e estão geralmente associados a cultura do meio rural, passada de geração a geração. O mais comum é aquele que consiste em duas vermifugações, geralmente em todo o rebanho, uma na entrada da estação chuvosa e outra na entrada da estação seca.

Este método também tem quase que nenhum efeito sobre as populações de vida livre (95% da população total) e seus resultados são semelhantes aos do tratamento curativo, ou seja, consiste basicamente na melhoria do estado orgânico daqueles animais mais severamente acometidos pela verminose.

Tratamentos estratégicos

São tratamentos suportados por trabalhos científicos realizados em campo e que têm como principal objetivo a diminuição das populações de vida livre, atingindo como alvo direto a população em parasitose.

Considera-se este método racional por basear-se em conhecimentos epidemiológicos, levando-se em conta principalmente as condições climáticas da região.

Na época das águas, as populações de vida livre estão aumentadas, pois as condições ambientais são favoráveis ao parasita. Com isso, a translação nesta época é muito alta. As reinfecções são intensas e constantes e é totalmente inviável um tratamento intenso para diminuir estas reinfecções. Por outro lado, as pastagens apresentam os maiores índices nutricionais, o que permite aos bovinos manterem um padrão orgânico de resistência frente às verminoses.

Na época seca, as condições ambientais não são favoráveis ao parasito, com isso, há uma queda muito grande do número de larvas nas pastagens e a relação parasitas em parasitose/ parasitas em vida livre, torna-se bem maior que na época das chuvas. Na época da seca, embora a translação esteja diminuída, os bovinos sentem mais os efeitos das verminoses, pois geralmente estão com a resistência orgânica diminuída em função do baixo valor nutricional das pastagens.

Baseando nestes dados, a melhor época para se tratar os animais e atingir com maior intensidade a população de vida livre é na durante a seca, quando a relação população parasitária / população de vida livre é maior.

Na época das chuvas não se trata, pois apesar da translação estar aumentada, os animais estão mais bem nutridos, evitando melhor as reinfecções.

Tratando deles nesta época, nós estaríamos diminuindo a contaminação das pastagens o que implica numa menor população de vida livre na próxima estação chuvosa.

Portanto, estudos têm demonstrado que a adoção de três vermifugações intervaladas de um mês nos meses mais secos do ano, em determinada região, atingem estes objetivos do controle estratégico, logicamente se associado a outras práticas de manejo relacionadas a epidemiologia das verminoses gastrointestinais (densidades animais muito elevadas que impedem o sucesso do programa).

No caso de gado de corte, a categoria animal incluída neste programa seriam os animais a partir da desmama até 24 meses de idade. Considerando os três meses mais secos de cada região, preconizam-se as três vermifugações: 1ª no mês anterior ao primeiro mês mais seco, 2ª no segundo mês mais seco, 3ª após o terceiro mês mais seco.

No caso do Brasil Central, estes três meses seriam junho, julho e agosto. Portanto, as três vermifugações seriam em maio, julho e setembro.

Como complemento, os bezerros devem ser vermifugados pela primeira vez na desmama.

Os animais adultos (vacas e touros) estariam incluídos nesse programa, apesar de apresentarem-se mais resistentes a verminoses. É recomendado vermifugar as vacas adultas antes do período seco, em que os níveis de imunidade decaem e antes do parto.

No caso de gado de leite, as medidas são semelhantes, só que os bezerros com menos de um ano de idade devem ser incluídos num programa mais rigoroso, principalmente nos primeiros dois anos do programa, quando as pastagens ainda estão contaminadas.

Esta categoria é a mais sensível às verminoses por se tratar de raças mais sensíveis.

Tratamentos táticos

São tratamentos que são decididos pelo veterinário responsável pelo programa de controle estratégico, e são baseados em diversos fatores:

  • Modificações climáticas em anos atípicos, levando a alterações da dinâmica das populações de vida livre nas pastagens, o que pode adiantar ou atrasar o início das vermifugações.
  • Aquisição de animais novos para a propriedade: É importante tratar com pelo menos dois grupos de antihelmínticos, evitando o insucesso do tratamento caso haja resistência da população a um dos grupos.
  • Vacas no parto. Fazendo parte do controle estratégico, é muito importante que tanto vacas quanto novilhas sejam vermifugadas ao parto, pois é a época em que elas eliminarão mais ovos nas pastagens. Neste caso, essa medida tem um efeito significativo e indireto nos bezerros, pois as vacas produzem mais leite e contaminam menos as pastagens.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais