Buscar

João foi contratado, sob regime de experiência, pela empresa X, pelo prazo de 90 dias. Após 20 dias de trabalho, a Empresa decidiu extinguir unilate

João foi contratado, sob regime de experiência, pela empresa X, pelo prazo de 90 dias. Após 20 dias de trabalho, a Empresa decidiu extinguir unilateralmente a relação de emprego, exercendo, para tanto, direito reciproco previsto em clausula firmada no próprio contrato de experiência. É devida a indenização prevista no Art. 479 da CLT ao Empregado? Justifique sua resposta.

💡 4 Respostas

User badge image

Quenia Moreira

Sim,pois de acordo com o Art. 479 - Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a titulo de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.             
1
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Art. 479 - Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a titulo de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.               

Parágrafo único - Para a execução do que dispõe o presente artigo, o cálculo da parte variável ou incerta dos salários será feito de acordo com o prescrito para o cálculo da indenização referente à rescisão dos contratos por prazo indeterminado.

 Se a rescisão do contrato for antecipada e sem justa causa por iniciativa do empregador, o trabalhador fará jus à metade da remuneração que teria direito até o final do contrato. Se a rescisão for pela vontade do empregado antes do término compactuado, este deverá indenizar o empregador. Ainda há a possibilidade de uma cláusula que assegure o direito recíproco de rescisão.

Assim, ficará da seguinte maneira:

Contrato contendo cláusula assecuratória: A parte que rescindir o contrato antes do prazo determinado terá de pagar à outra o aviso prévio. A cláusula assecuratória prevê a aplicação das regras do contrato por prazo indeterminado, conforme o artigo 481 da CLT.

Contrato sem cláusula assecuratória e rompido por iniciativa do empregador sem justa causa: Será devido o saldo de salário; 13º salário proporcional; Férias proporcionais + 1/3; Recolhimento do FGTS (com direito ao saque); Multa de 40% sobre o montante do FGTS; Metade da remuneração a que o empregado teria direito até o fim do contrato. Por iniciativa do empregador com justa causa: Saldo de salário; • Recolhimento do FGTS (sem direito ao saque);

Contrato rompido por iniciativa do empregado: Será devido o saldo de salário; 13º salário proporcional; Férias proporcionais + 1/3; Indenização em favor do empregador (o valor será limitado ao que o empregado teria direito na mesma situação); Recolhimento do FGTS (sem direito ao saque).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais