Buscar

Como ocorre a associação entre as bases nitrogenadas na fita do DNA ?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana dos Santos Costa

Cada base nitrogenada tem uma dupla correspondente. Adenina liga-se à Timina (exceto quando é no RNAm, nesse caso Timina vira Uracila, sempre ligando-se à Adenina também), e Citosina liga-se à Guanina.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As quatro bases nitrogenadas que formam o DNA são adenina, guanina, citosina e timina. Quando a informação genética é copiada para o RNA, uma molécula semelhante que é usada para criar uma proteína, a timina é substituída pelo uracilo de base. No código genético, as bases são abreviadas A, G, C, T e U. Adenina e guanina são derivadas do composto purina, e citosina, timina e uracila são derivados do composto pirimidina mais simples.


O pareamento de DNA desempenha um papel crítico na resposta celular aos danos no DNA. Na via de reparo mais tradicional, fitas simples de DNA que surgem de marcas, falhas ou quebras no cromossomo invadem uma irmã homóloga e se hibridizam para uma região de DNA que possui uma seqüência complementar, geralmente iniciando seu reparo. Essa invasão forma uma estrutura de DNA conhecida como junção heteroduplex contendo pares de fios doados por duplexes parentais alinhados. 


Sendo assim, as associações ocorrem com a Adenina se ligando à Timina,  Uracila, ligando-se à Adenina,  e Citosina ligando-se à Guanina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais