Buscar

Qual é a vinculação de Heidegger com a Fenomenologia?

(apresente o seu pensamento)

💡 1 Resposta

User badge image

Beatriz Costa

“Para Heidegger o homem não esta no mundo como água dentro de um vaso, lápis dentro de uma gaveta, mas em uma relação ativa, construtiva e criativa com ele”.
Distanciamento: característica o homem como um existente, um ser aberto ao mundo que não esta em uma situação dada, colocado a circunstância, mas distancia-se e aproxima-se dela segundo seus desejos e necessidades. Por poder se distanciar é que o homem pode se aproximar. 
Segundo Heidegger "na presença reside uma tendência essencial de proximidade" que fica demonstrada através do aumento compulsivo dos meios de comunicação e pela diminuição das distâncias, pelo aumento cada vez maior da velocidade.
O distanciar e o aproximar-se das coisas não garantem: o arrumar, o organizar espaços; é necessário que o distanciamento seja direcionado.
A Direção é a correspondência entre o corpo e as coisas desejadas e define-se nesta correspondência, nesta relação corpo-coisa.
Criar e organizar espaços são características do homem no mundo. A criação de espaços obedece a necessidades e interesses tanto do sujeito quanto da sociedade. Segue os padrões e os valores vigentes em uma determinada cultura, por que o homem se mostra e se faz ao criar-se, criando seu referencial, isto é, seu mundo e a si mesmo, organizando os espaços que constituem sua morada, seu habitar, que no mundo é ocupação.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais