Buscar

O que é eficiência produtiva e ordenamento institucional?

Gostaria de saber os conceitos dessas duas questões-chave da Economia.

💡 3 Respostas

User badge image

Ricardo Nunes

A eficiência produtiva verifica-se quando não é possível a uma economia, dadas a tecnologia e as quantidades de factores produtivos diponíveis, aumentar a produção de um determinado bem sem reduzir a produção de um outro. Por outras palavras, eficiência produtiva significa que a economia se encontra sobre a sua fronteira de possibilidades de produção. Pelo contrário, ineficiência produtiva significa que é possível produzir mais de um bem sem sacrificar a quantidade produzida de outros: a ineficiência produtiva ocorre em situações de desemprego de factores ou em situações em que a tecnologia disponível não está a ser utilizada da melhor forma.

 

O ordenamento institucional trata de definir quais as melhores formas de organizar as atividades econômicas, definindo os princípios, as bases estruturais que melhor atingem os objetivos que são: eficiência, eficácia e justiça distributiva.

As duas formas básicas de ordenamento institucional é a Economia de mercado e a Economia de Comando Central, as variantes que resultam destes dois pólos dá origem ao Sistema Misto.

Estes sistemas tem como objetivo ser eficiente, eficaz e justo na distribuição de recursos.

0
Dislike0
User badge image

Maurício Tobias

Muito obrigado, meu caro amigo!

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A eficiência produtiva é um nível econômico no qual a economia não pode mais produzir quantidades adicionais de um bem sem reduzir o nível de produção de outro produto. Isso acontece quando uma economia está operando ao longo de sua fronteira de possibilidade de produção . A produção eficiente é alcançada quando um produto é criado com seu menor custo total médio; a eficiência da produção mede se a economia está produzindo o máximo possível sem desperdiçar recursos preciosos.

Teoricamente, a eficiência produtiva inclui todos os pontos ao longo da fronteira de possibilidades de produção, mas isso é difícil de medir na prática. Se a economia não pode fazer mais bem sem sacrificar a produção de outra, então um nível máximo de produção foi atingido. Além disso, a eficiência produtiva se baseia na capacidade de uma empresa produzir o maior número de unidades de um bem, usando a menor quantidade possível de recursos. 

Já o ordenamento institucional  é um nível economico que tem como objetivo, melhorar e organizar as diversas atividades econômicas, além de organizar as bases estruturais para que os objetivos econômicos sejam atingidos da melhor forma possível. Se divide em duas formas básicas que são a Economia de Mercado e a Economia de Comando.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais