Buscar

Explique fisiologia da respiração ?

💡 2 Respostas

User badge image

Lu Fujino

A respiração é um processo passivo do organismo, por meio do qual o ar contendo O2 é levado pelas vias respiratórias de condução até os pulmões, que são os órgãos respiratórios, para então se ligar às hemácias no sangue. No sentido inverso, o CO2 é eliminado dos pulmões. Para esse processo quase não existe gasto de energia, o que faz com que a parte condutora seja alveolar e tubular, permitindo a livre passagem do ar.

Os órgãos que compõem o sistema respiratório são: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios (todos considerados vias condutoras) e pulmões (órgãos respiratórios).

Fonte: LAROSA, Paulo R. Anatomia Humana - Texto e Atlas

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A respiração é uma das principais funções do ser humano. A respiração é um processo ativo - exigindo a contração dos músculos esqueléticos. Os músculos primários da respiração incluem os músculos intercostais externos (localizados entre as costelas) e o diafragma


A troca de gases (O2 e CO2 ) entre os alvéolos e o sangue ocorre por difusão simples: difusão do O2 dos alvéolos para o sangue e CO2 do sangue para os alvéolos. Difusão requer um gradiente de concentração. Assim, a concentração (ou pressão) de O2 nos alvéolos deve ser mantida em um nível mais alto que no sangue e a concentração (ou pressão) de CO2 nos alvéolos deve ser mantida em uma alavanca mais baixa que no sangue.


Fazemos isso, é claro, pela respiração trazendo continuamente ar fresco (com lotes de O2 e pouco CO2) para os pulmões e os alvéolos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais