Buscar

Como é realizada a mecânica respiratoria?

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Carvalho

Os músculos respiratórios – Diafragma e Intercostais – têm sua atividade regulada pelo centro respiratório situado no Bulbo – Uma região do sistema nervoso central, abaixo do cérebro.

Sob o comando do bulbo, o diafragma se contrai e desce, determinando um aumento do diâmetro vertical torácico. Ao mesmo tempo, os músculos intercostais também se ontraem, “levantando” as costelas e determinando um aumento do diâmetro horizontal torácico.

Mediante as conrações dos músculos respiratórios, o tórax amplia-se, o que reduz a pressão interna. A pressão do ar atmosférico torna-se então relativamente maior que a pressão interna, daí a penetração do ar atmosférico até os alvéolos pulmonares, na inspiração.

Na expiração, o diafragma relaxa e sobe, Os músculos intercostais também relaxam e as costelas “abaixam-se”. O volume do tórax é reduzido acarretando o aumento da pressão intern, sendo maior que a pressão atmosférica, entao o ar é expulso do pulmão.

Em condições de repouso, circulam pelos pulmões, cerca de 5 litros de sangue por minuto. O sangue que chega aos pulmões é rico em gás carbônico, resultante das combustões que ocorrem dentro das células, e tem uma baixa concentração de oxigênio. O sangue que sai dos pulmões, ao contrário, contém uma alta concentração de oxigênio e pouco gás carbônico.

A transformação do sangue, antes rico em gás carbônico e depois rico em oxigênio nos pulmões, constitui um fenômeno químico, chamado HEMATOSE.

Hematose: Processo de oxigenaçao do sangue – o oxigênio atravessa as paredes dos alvéolos e dos capilares e entra nas Hemácias (glóbulos vermelhos) do sangue. Dentro dessas células, combina-se com uma proteína vermelha, chamada Hemoglobina(pigmento vermelho contido no interior das hemácias que dá cor ao sangue). A hemoglobina tem a capacidade de se combinar com os gases respiratórios, oxigênio e gás carbônico e, ligado a ela, é transportado por todo organismo, penetrando assim em todas as células.

Ao chegar a cada célula, o oxigênio separa-se da hemoglobina e é utilizado na respiração celular. O gás carbônico que resulta desse processo passa, então, ao sangue e, ligado à hemoglobina ou dissolvido no plasma, é transportado até os pulmões.

Quando chega aos capilares pulmonares, o gás carbônico deixa o sangue e passa a cavidade alveolar. É o momento em que o sangue dos capilares fica livre para uma nova hematose.

Hemoglobina + Oxigênio —————————->  Oxiemoglobina

Hemoglobina + Dióxido de Carbono ————->  Carboxiemoglobina

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A mecânica respiratória é a utilização de oxigênio e produção de gás carbônico através de diferença de pressões onde o ar entra e sai do sistema respiratório, através com o mecanismo de bombas. O mecanismo bombeador são os músculos da respiração.


Os objetivos da respiração são prover oxigênio aos tecidos e remover dióxido de carbono.  A fim de alcançar tais objetivos, a respiração pode ser dividida em quatro funções principais:

Ventilaçao Pulmonar: Significa i influxo e o efluxo de ar entre a atmosfera e os alvéolo pulmonares;
Difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue;
Transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue e líquidos corporais e suas trocas com as células de todos os tecidos do corpo;
Regulação da ventilação e outros aspectos da respiração.


A pressão interalveolar (PI) age dentro dos alvéolos e a qual, devido a sua conexão com o meio externo é igual à pressão atmosférica quando as vias aéreas estão abertas e sem fluxo de ar entrando ou saindo do pulmão, tende a distender os pulmões.


A elasticidade do tórax (ET), decorrente da estrutura da parede e que tende a expandir o tórax. Já a elasticidade pulmonar (EP), decorrente da riqueza pulmonar em fibras elásticas e que tende a retrair o pulmão. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais