Buscar

Qual a importancia das reaçoes de desaminação no metabolismo dos aminoacidos ?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriel Lôbo

No processo de desaminação o AA perde seu grupo amina, dessa forma o "resto" do AA agora sem o grupo amina pode ser metabolizado gerando glicose pela gliconeogenese, que por sua vez fornece energia ao corpo. 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A desaminação também é uma reação oxidativa que ocorre sob condições aeróbicas em todos os tecidos, mas especialmente no fígado. Durante a desaminao oxidativa , um aminoido convertido no cetoido correspondente pela remoo do grupo funcional amina como amonco e o grupo funcional amina substituo pelo grupo cetona.


A amônia eventualmente entra no ciclo da uréia. A desaminação oxidativa ocorre principalmente no ácido glutâmico, porque o ácido glutâmico foi o produto final de muitas reações de transaminação. A glutamato desidrogenase é controlada alostericamente por ATP e ADP. O ATP age como um inibidor, enquanto o ADP é um ativador.


Aparentemente, a maioria dos aminoácidos pode ser desaminada, mas esta é uma reação significativa apenas para o ácido glutâmico. Se isso é verdade, então como os outros aminoácidos são desaminados? A resposta é que ocorre uma combinação de transaminação e desaminação do ácido glutâmico, que é um tipo de reação de reciclagem do ácido glutâmico. O aminoácido original perde seu grupo amina no processo. A sequência geral da reação é mostrada à esquerda.


A mesma reação funciona em sentido inverso para a síntese de aminoácidos. Nesta situação, o ácido alfa-cetoglutárico primeiro usa a transaminação de um aminoácido diferente para produzir o ácido glutâmico, que então reage com um cetoácido para formar um novo aminoácido.

0
Dislike0
User badge image

Yasmin Bueno

sim

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais