Buscar

Descreva a unidade anatômica funcional do rim referindo se à diferenca entre urina primaria e final e os locais de reabsorção e secrecao?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Sousa

unidade funcional do rim é o néfron, uma estrutura formada pelo corpúsculo renal e o túbulo néfrico.

1ª etapa ocorre no glomerulo 

A urina primaria ocorre no  filtrado glomerular é livre de proteínas e assemelha-se ao plasma sanguíneo = ultrafiltrado do sangue.

Reabsorção:

 A reabsorção ocorre no túbulo néfrico, principalmente nos túbulos proximais, e é importante para evitar a perda excessiva de substâncias, tais como água, sódio, glicose e aminoácidos. Esse processo é responsável por determinar como será a composição final da urina.

Secreção:

 Algumas substâncias presentes no sangue e que são indesejáveis ao organismo são absorvidas pelas células do túbulo contorcido distal. O ácido úrico e amônia fazem parte dessas substâncias que são retiradas dos capilares e lançadas ao líquido que formará a urina.

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os rins são dois órgãos com um tamanho aproximado à uma mão fechada em formato de feijão. Em quantidade de 2 (dois), eles estão localizados imediatamente abaixo da caixa torácica, um em cada lado da coluna vertebral. Todos os dias, os dois rins filtram cerca de 120 a 150 litros de sangue para produzir cerca de 1 a 2 litros de urina.


As unidades funcionais dos rins são os néfrons.


O néfron é a unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina. Cada rim humano possui aproximadamente 1.200.000 néfrons. A função do néfron é filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar através da urina as excretas indesejadas.


A cápsula renal é uma camada de células epiteliais que envolve o glomérulo. O glomérulo capilar é um novelo de capilares sanguíneos. O conjunto da cápsula renal e glomérulo formam o corpúsculo renal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais