Buscar

Estabeleça as premissas doutrinárias para o desenvolvimento de um conceito de consumidor coletivo.

Estabeleça as premissas doutrinárias para o desenvolvimento de um conceito de consumidor coletivo na construção de um sistema de defesa dos interesses e direitos do consumidor a título coletivo. E neste sentido caracterize conceitualmente direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.

💡 2 Respostas

User badge image

Victória A.

Encontra-se no CDC sobre o tema :

Art 2°, §ú: " Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo."

A partir deste conceito geral de consumidor coletivo, podemos separar em três espécies:difuso, coletivo em sentido estrito e individual homogêneo.

- DIFUSO (Art 81, p. ú, I): Transindividuais; natureza indivisível; titulares: pessoas indeterminadas; ligados por circuntâncias de FATO.

- COLETIVO EM SENTIDO ESTRITO (81, p. ú., ll): Transidividuais; natureza indivisível; titulares: grupo/categoria/classe; ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base.

- INDIVIDUAL HOMOGÊNEO (81,p.u., lll): Origem comum

0
Dislike0
User badge image

Larissa Zanelatto

A teoria finalista que prepondera no Brasil define os consumidores como os destinatários final do serviço e produto, além de colocá-los no pol hipossuficiente da relação. Ao identificar um consumidor individual, surge a necessidade de definir os coletivos. A relaçã coletiva de consumo surge quando as empresas de pequeno porte se engrandecem, e, por outro lado, as pessoas que não conseguem acompanhar esse aumento, acabam não acompanhando o crescimento. Ou seja, no exposto processo, nota-se a fusão tanto de empresas quanto de pessoas físicas. Com isso, a necessidade de criar um sistema de defesa coletivo fez-se evidente. 

  • Direitos difusos: não pertencem a um único indivíduo. Atendem uma coletividade afetada por uma causa em comum. Os maiores atriubutos do direito difuso são a indeterminação e indivisibilidade. É exercido por um e por todos, sem distinções. É o direito de uma coletividade. Exemplo: direito ao meio ambiente sadio.
  • Direitos coletivos: os titulares dos direitos coletivos são indeterminados, porém determináveis. O objeto do direito coletivo é indivisível e pertencente a um grupo de pessoas, como já exposto, determináveis. 
  • Direitos individuais homogêneos: são direitos divisíveis titulados à pessoas determinadas. Se um fato ocorrer e prejudicar várias pessoas, estas poderão pleitear seu direito em causa própria, sem necessidade de unirem-se para tal. 
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais