Buscar

Em quais situações pode ser alegada a desconsideração da personalidade jurídica? E qual o momento processual adequado?

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Lima

Conforme o artigo 50 do CC/02: Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do MP quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.

De acordo com o artigo 134 do CPC: o incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentenças e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Inicio com alguns esclarecimentos: a pessoa jurídica e a pessoa natural que a instituiu possuem esferas jurídico-patrimoniais distintas, sendo certo que, por ficção, se cria a separação entre o patrimônio da pessoa jurídica e seus sócios.

Desconsideração da personalidade jurídica é o rompimento, pontual, temporário e excepcional, desta blindagem patrimonial, visando ao alcance do patrimônio do sócio para atendimento de débito da pessoa jurídica ou, contrariamente, buscando o patrimônio da pessoa jurídica para satisfazer crédito possuído em face do sócio.

O momento processual adequado para instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica é qualquer fase do processo de conhecimento, cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial (quando é proposta ação executiva autônoma) (art. 134, do CPC).

Já as situações em que pode ser alegada a desconsideração estão previstas no direito material.

Importante, neste ponto, tratarmos de duas teorias: teoria maior e teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica.

Pela teoria maior da desconsideração da personalidade jurídica, adotada pelo Código Civil (art. 50), são os requisitos:

1) Insolvência da pessoa jurídica: demonstração de que a pessoa jurídica não possui meios para adimplir obrigações assumidas.

2) Desvio de finalidade ou confusão patrimonial:

2.1) Desvio de finalidade: utilização dolosa da pessoa jurídica com o propósito de lesar credores e para a prática de atos ilícitos de qualquer natureza. 

"Art. 50. [...]

§ 1º  Para fins do disposto neste artigo, desvio de finalidade é a utilização dolosa da pessoa jurídica com o propósito de lesar credores e para a prática de atos ilícitos de qualquer natureza."

2.1) Confusão patrimonial: ausência da separação entre os patrimônios do sócio e da pessoa jurídica. É o desrespeito dado entre sócio e pessoa jurídica à blindagem patrimonial que seria conferida por lei. Se eles não respeitam, então deveriam os demais respeitar? E a lei responde que não, dando exemplos:

"Art. 50. [...]

§ 2º  Entende-se por confusão patrimonial a ausência de separação de fato entre os patrimônios, caracterizada por:

I - cumprimento repetitivo pela sociedade de obrigações do sócio ou do administrador ou vice-versa; 

II - transferência de ativos ou de passivos sem efetivas contraprestações, exceto o de valor proporcionalmente insignificante; e

III - outros atos de descumprimento da autonomia patrimonial."

Já a teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica é adotada pelo direito do trabalho, direito do consumidor e direito ambiental.

Essa teoria exige a mera insolvência da pessoa jurídica ou o descumprimento da obrigação contraída. Observemos o dispositivo do CDC que traz com clareza a temática:

“Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração."

Existe, ainda a chamada desconsideração da personalidade jurídica inversa, quando se está diante dos requisitos citados, mas o sócio utiliza a pessoa jurídica para ocultar seu patrimônio ou cometer fraude a credores. Daí se buscará o rompimento da blindagem patrimonial para atingir a esfera jurídica da pessoa jurídica, com intuito de satisfazer o crédito do credor do sócio (teoria muito utilizada no âmbito do direito de família, em que um dos cônjuges utiliza a pessoa jurídica para ocultar bens conquistados na constância do casamento, com intuito de fraudar a partilha de bens).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais