Buscar

o que é hemoglobina

💡 2 Respostas

User badge image

Marina Oliveira

 Hemoglobina é o pigmento vermelho do sangue. Seu papel é transportar oxigênio e uma pequena parte de co2.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias. Ela se caracteriza como um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.


Mas ela não apenas transporta oxigênio. A hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, levando-as para fora do organismo. 


Uma característica muito importante é que para se combinarem com o oxigênio, as hemácias precisam contê-lo em quantidade suficiente, e, isto, depende dos níveis de ferro presentes no organismo. A deficiência de ferro no organismo leva a um quadro conhecido como anemia. 


Assim, podemos resumir a definição de hemoglobina da seguinte forma: é uma proteína presente nas hemácias responsável por transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos de todo o corpo assim como nutrientes.

 

Fonte:https://www.todabiologia.com/anatomia/hemoglobina.htm

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais