Buscar

Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?

💡 2 Respostas

User badge image

Geisa

Na medida qu a CF/88 é eclética, alia o pluralismo existente na sociedade e as constantes mudanças sociais na norma jurídica e, por consequência, mantém a norma atualizada por mais tempo, não necessitando de reforma constante, permitindo até mesmo interpretações conforme a Constituição.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Caso a questão esteja tratando da pluralidade de princípios previstos na Constituição Federal de 1988, a resposta estaria no fato de que tal pluralismo permitiria que a Constituição se adaptasse a sociedade e suas recorrentes mudanças.

Como os princípios são dotados de alto grau de generalidade e abstração, possuem mais facilidade de adaptação ao longo do tempo que as regras, que são aplicadas no "tudo-ou-nada". Ademais, os princípios estão menos suscetíveis a alterações por mudanças ideológicas no poder. 

Caso a questão estaja tratando sobre a pluralidade política e ideológica que deram origem à Constituição, favoreceria sua estabilidade porque uma vez elaborada por uma pluralidade de pensamentos, contém disposições que atendem as mais diversas ideologias.

De fato, na CRFB/88 buscou-se assegurar a convivência harmônica das diversas concepções sociais, buscando a tolerância as diferentes ideologias, e desconcentrando o poder decisório em um pequeno setor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais