Buscar

O que é isquemia?

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana LIMA

Diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos que a isquemia é caracterizada pela diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias, que são os vasos que levam sangue ao coração. Essa condição é geralmente causada quando o fluxo sanguíneo para o coração é reduzido, impedindo que ele receba oxigênio suficiente.


Temos que a isquemia pode se desenvolver lentamente à medida que as artérias ficam bloqueadas ou podem também ocorrer rapidamente quando uma artéria é bloqueada repentinamente e seu tratamento é feito com medicamentos para melhorar o fluxo de sangue destes vasos, prescritos pelo cardiologista, como metoprolol, sinvastatina e AAS, por exemplo, além do controle do colesterol e sal na alimentação e realização de atividade física.


Portanto, nesse contexto, temos os seguinte tipos de isquemia:

Angina estável: é a mais comum e uma das mais fáceis de ser percebida. Normalmente ela age de forma regular, ou seja, segue um padrão.

Angina instável: também é um tipo de isquemia crônica, mas a dor no peito pode surgir à qualquer momento, dura mais que 20 minutos, não melhora com o descanso, e, se não for rapidamente tratada, irá evoluir para um infarto.

Isquemia silenciosa: é uma das condições mais perigosas, devido ao fato do paciente não apresentar dor, podendo inclusive causar um ataque cardíaco sem aviso prévio. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais