Buscar

Como calcular rendimento em dietética?

💡 5 Respostas

User badge image

Milena Gazzolla

Através da formula, primeiro se calcula o FC que é o fator de correção para ver o que se perdeu, dps se analisa quanto rendeu.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em Dietética, o rendimento muitas vezes é encarado como o fator de correção ou o fator de cocção. Ambos serão explicados de forma mais detalhada abaixo.

O fator de correção \(\left( {FC} \right)\) de um alimento trata-se de uma constante que relaciona o peso bruto do alimento com seu peso líquido para ser empregado em preparos. Então, tem-se que:


\[\boxed{FC = \dfrac{{{\text{Peso do alimento bruto }}\left( {PB} \right)}}{{{\text{Peso do alimento lÍquido }}\left( {PL} \right)}}}\]

Para exemplificar, suponha que um abacaxi é comprado no supermercado por um peso de \(500\text{ g}\). O mesmo será empregado no preparo de uma sobremesa e após ser descascado e picado, seu peso líquido é de \(400\text { g}\). Com tais informações, calcula-se o fator de correção do abacaxi para este preparo:


\[\eqalign{ & FC = \dfrac{{500{\text{ g}}}}{{400{\text{ g}}}} \cr & = 1,25 }\]

Analogamente, o fator de cocção trata-se do quociente peso do alimento antes da cocção e o peso após a cocção. A fórmula está exposta abaixo:


\[\boxed{F{C_v} = \dfrac{{{\text{Peso do alimento cozido}}}}{{{\text{Peso liquido}}}}}\]

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais