Buscar

Qual o período do ciclo celular que a célula gasta maior parte do tempo,porque? O crossing over ocorre em que ciclo celular e em que fase?

💡 2 Respostas

User badge image

Josiany Duarte

A célula gasta mais tempo no perío de INTERFASE. Porque é quando a célula cresce com a duplicação das suas organelas, fabrica compoenentes moleculares, sintetiza uma cópia do DNA e do centrossomo, produz proteínas e organelas, pois está se organizando e preparando para a divisão celular. O crossing over ocorre no período de meiose no final  da Profase 1 durante subfase de paquíteno.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A interfase é o período entre duas divisões celulares consecutivas. Durante ela os filamentos cromossômicos permanecem descondensados no interior do núcleo, constituindo a cromatina (complexo de DNA e proteínas que está dentro do núcleo celular das células eucarióticas). É durante a interfase que o DNA cromossômico está ativo e em produção constante de moléculas de RNA. É também durante a interfase que a célula cresce e que o DNA dos cromossomos se duplica, preparando a célula para uma próxima divisão.

A interfase é subdividida em 3 fases: Gi, S e G2

G1: Essa é normalmente a fase mais longa e variável no ciclo celular. É ela que antecede a duplicação do DNA cromossômico e durante ela a célula cumpre suas funções “propriamente ditas”. Existem células que não passam desse estado e permanecem nele até a sua morte. Isso acontece quando a célula não recebe estímulos para realizar sua divisão e acaba cumprindo somente o seu papel celular com o metabolismo normal, sem duplicar material genético ou se dividir. Diz-se então que a célula permaneceu em estado G prolongado ou G0.

S: É na fase de síntese que ocorre o processo de duplicação do material genético. A célula está realizando suas funções metabólicas e ao final dessa etapa o DNA estará totalmente duplicado.

G2: Nessa fase são produzidas substâncias que irão contribuir para a formação das células-filhas e nela as organelas serão duplicadas.

Pra vocês terem a noção do quão grande é a interfase, alguns mamíferos possuem um ciclo celular com duração de 36 horas, sendo que 35 delas são de interfase e somente 1 para a mitose. Se considerarmos um ciclo celular que dura 24 horas, normalmente de 9 a 11 horas são na fase G1, 8 a 11 horas na fase S e de 4 a 5 horas na fase G2. No tempo restante a mitose faz o seu trabalho em um tempo relativamente curto.


Resposta:

O período que a célula gasta a maior paarte do seu tempo de vida é a Interfase, pois é nessa fase que as organelas se "organizam" para que a divisão celular ocorra.

O crossing-over ocorre durante a Prófase I da meiose 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais