Buscar

como agravo de instrumento entra na setença?

💡 3 Respostas

User badge image

Jonas Oliveira

AAAAAAABBBBBBBCCCCC

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Durante a pendência de julgamento do agravo de instrumento, pode sobrevir sentença de 1º grau. Isso porque, em regra, o agravo de instrumento não possui efeito suspensivo.

Há então duas consequências possíveis: caso a sentença seja contrária à decisão interlocutória atacada, o objeto do recurso fica prejudicado, pois a decisão de cognição exauriente substitui a decisão de cognição sumária. Caso a sentença não satisfaça o interesse do agravante e sobrevenha apelação, o julgamento do agravo de instrumento ficará pendente e deverá ter preferência em relação à apelação. É o que dispõe o parágrafo único do artigo 946 do CPC:

Art. 946.  O agravo de instrumento será julgado antes da apelação interposta no mesmo processo.

Parágrafo único.  Se ambos os recursos de que trata o caput houverem de ser julgados na mesma sessão, terá precedência o agravo de instrumento.

Entretanto, uma parte da doutrina entende que o agravo de instrumento pendente de julgamento perde o objeto se não houver interposição de apelação, pois a sentença transita em julgado, enquanto a outra parte afirma que a pendência do julgamento constitui em si causa suspensiva do trânsito em julgado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais